Logotipo do repositório
 

Publicação:
A integração das Artes na formação docente para a Educação Básica no Brasil e na Espanha

dc.contributor.advisorLima, Sonia Regina Albano de [UNESP]
dc.contributor.authorCunha, Daiane Solange Stoeberl da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-05-20T11:58:06Z
dc.date.available2020-05-20T11:58:06Z
dc.date.issued2020-03-30
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado investiga a integração das artes na formação de professores de Arte para a Educação Básica no Brasil e na Espanha. A construção teórico-metodológica apresentada parte da problemática da incongruência entre o hibridismo na produção artística e as práticas artístico-pedagógicas fragmentadas, o que revela o paradoxo entre a formação especialista de professores no Ensino Superior e a exigência do ensino integrado das artes na Educação Básica. A abordagem histórica do tema apresenta uma síntese dos ordenamentos que regem o ensino das artes na Educação Básica e no Ensino Superior, no Brasil e na Espanha. A revisão de literatura aborda a integração das artes, a polivalência e a interdisciplinaridade apontam para: a superação do processo de fragmentação das artes com a emergente interterritorialidade na cena artística; a valorização do artista polivalente; a compreensão epistemológica do termo polivalência no ensino das artes e, principalmente, a necessidade da formação de um perfil docente polivalente sob a perspectiva da interdisciplinaridade que corresponda à produção artística integrada e híbrida e às prescrições legislativas para a Educação Básica. A pesquisa de campo foi realizada por meio da análise curricular e de entrevistas semiestruturadas realizadas com 22 professores atuantes no Ensino Superior. Por meio do levantamento dos cursos de Licenciatura na área de Arte no Brasil, foram analisadas três graduações que se propõe formar o professor de Arte sob a perspectiva da integração das artes: a Licenciatura em Artes da UFPR-Litoral, a Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias da UFSB e a Licenciatura em Arte da UNICENTRO. Mediante a possibilidade da realização do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior – PDSE-Capes, foram analisados seis cursos de formação de professores na Espanha: dois cursos de licenciatura ofertados pela UAM e 4 mestrados, o MESOB ofertado pela UAM e outros três mestrados artístico-pedagógicos interdisciplinares ofertados pela UB. A análise qualitativa das entrevistas e dos Projetos Pedagógicos dos nove cursos analisados, aponta as potencialidades e fragilidades destes cursos, traz a visão destes professores quanto a polivalência, as artes integradas e a interdisciplinaridade e revela a necessidade do perfil interdisciplinar dos professores formadores atuantes nestas propostas. Como implicações pedagógicas para a formação de professores de Arte para a Educação Básica destaco a superação dos aspectos negativos da polivalência da Educação Artística; o equilíbrio entre o ensino técnico especialista e as práticas criativas de integração das artes e o perfil interdisciplinar.pt
dc.description.abstractEsta investigación doctoral se dedica a la integración de las artes en la formación de profesores de Arte para la Educación Básica en Brasil y España. La construcción teórico-metodológica presentada parte del problema de la incongruencia entre el hibridismo en la producción artística y las prácticas artístico-pedagógicas fragmentadas, lo que revela la paradoja entre la formación especializada de docentes en Educación Superior y el requisito de la enseñanza integrada de las artes en la Educación Básica. La revisión de la literatura sobre la integración de las artes, la polivalencia y la interdisciplinariedad apunta a: superar el proceso de fragmentación de las artes con la interterritorialidad emergente en la escena artística; la apreciación del artista versátil; la comprensión epistemológica del término polivalencia en la enseñanza de las artes y, principalmente, la necesidad de la formación de un perfil de profesor polivalente desde la perspectiva de la interdisciplinariedad que corresponde a la producción artística integrada e híbrida y las prescripciones legislativas para la Educación Básica. La investigación de campo se llevó a cabo mediante análisis curriculares y entrevistas semiestructuradas con 22 profesores que trabajan en Educación Superior. A través de la investigación de cursos de grado en el campo del Arte en Brasil, se analizaron tres títulos, cuyo objetivo es capacitar al profesor de Arte desde la perspectiva de la integración de las artes: de la UFPR-Litoral, de la UFSB y de la UNICENTRO. Mediante la posibilidad de llevar a cabo el Programa Doctoral Sandwich en el Extranjero - PDSE-Capes, se analizaron seis cursos de formación de docentes en España: dos cursos de grado ofrecidos por la UAM y 4 másteres, el MESOB ofrecido por la UAM y otros tres másteres artísticos y pedagógicos interdisciplinarios ofrecidos por la UB. El análisis cualitativo de las entrevistas y los Proyectos pedagógicos de los nueve cursos analizados, señala las fortalezas y debilidades de estos cursos, aporta la opinión de estos maestros sobre la versatilidad, las artes integradas y la interdisciplinariedad y revela la necesidad del perfil interdisciplinario de los formadores de maestros que trabajan en estas propuestas. Como implicaciones pedagógicas para la formación de maestros que integran las artes, destaco la superación de la polivalencia negativa de la Educación Artística; el equilibrio entre la educación técnica especializada y las prácticas creativas para la integración de las artes y el perfil interdisciplinario.es
dc.description.abstractThis doctoral research investigates the integration of the arts in the training of Art teachers for Basic Education in Brazil and Spain. The theoretical-methodological construction presented starts from the problem of incongruence between hybridism in artistic production and fragmented artistic-pedagogical practices, which reveals the paradox between the specialist training of teachers in University Education and the requirement of integrated teaching of the arts in Basic Education. The literature review on the integration of the arts, polivalence like versatily, and interdisciplinarity points to: overcoming the process of fragmentation of the arts with the emerging interterritoriality in the artistic scene; the appreciation of the versatile artist; the epistemological understanding of the term polyvalence in the teaching of the arts and, mainly, the need for the formation of a polyvalent teaching profile from the perspective of interdisciplinarity that corresponds to the integrated and hybrid artistic production and the legislative prescriptions for Basic Education. The field research was carried out through curriculum analysis and semi-structured interviews with 22 professors working in Universities. Through the survey of undergraduate courses in the field of Art in Brazil, three degrees were analyzed, which aims to train the Art teacher from the perspective of the integration of the arts: the Degree in “Licenciatura em Artes” at UFPR-Litoral, the “Licenciatura interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias” at UFSB and “Licenciatura em Arte” at UNICENTRO. By means of the possibility of carrying out the “Programa de Doutorado Snaduiche no Exterior” Doctoral Sandwich Program Abroad - PDSE-Capes, six teacher training courses in Spain were analyzed: two undergraduate courses offered by UAM and four master's degrees, MESOB offered by UAM and three other interdisciplinary artistic-master's degrees courses offered by UB. The qualitative analysis of the interviews and the Pedagogical Projects of the nine courses analyzed, points out the strengths and weaknesses of these courses, brings the view of these teachers as to the versatility, integrated arts and interdisciplinarity and reveals the need for the interdisciplinary profile of the teacher trainers working on these proposals . As pedagogical implications for the training of teachers who integrate the arts, I highlight the overcoming the negative polyvalence of Artistic Education; the balance between specialized technical education and creative practices for the integration of the arts and the interdisciplinary profile.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.aleph000931461
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192599
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Artept
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectIntegração das artespt
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectIntegration of the artsen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectInterdisciplinaridades
dc.subjectFormación de maestroses
dc.subjectEnseñanza artísticaes
dc.subjectIntegración de las arteses
dc.titleA integração das Artes na formação docente para a Educação Básica no Brasil e na Espanhapt
dc.title.alternativeLa Integración de las Artes en la formación de professorado para Educación Básica en Brasil y en Españaes
dc.title.alternativeThe Integration of the Arts in teacher training for Basic Education in Brazil and Spainen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaMúsica, epistemologia, culturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cunha_dss_dr_ia.pdf
Tamanho:
3.89 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: