Publicação:
Apropriação do conhecimento histórico fundamentada em atividades de estudo, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação

dc.contributor.advisorArena, Daboberto Buim [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Mônica do Carmo Apolinário de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-01-07T16:31:03Z
dc.date.available2021-01-07T16:31:03Z
dc.date.issued2020-12-07
dc.description.abstractA presente tese apresenta uma pesquisa de natureza dialógica, realizada no Instituto Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná com alunos do segundo ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Informática e Floresta, por intermédio de experimento didático-formativo desenvolvido durante 6 meses, no ano de 2019, fundamentado no pensamento investigativo que reside na THC (Teoria Histórico-Cultural), na TA (Teoria da Atividade) e na TAE (Teoria da Atividade de Estudo), em especial nas obras de L.S. Vigotski, A.N. Leontiev, V.V. Davídov e ElKonin entre outros. Para a análise e compreensão dos dados, também faço uso de concepções teóricas da Filosofia da Linguagem, especialmente centradas no pensamento de M. Bakhtin, V.N.A. Volóchinov e L. Jakubinskij, a fim de entender alguns pedaços de mundo pelo viés da linguagem. A base teórica forneceu sustentação metodológica no entendimento da realidade concreta e as possibilidades existentes no processo educativo com vistas à formação do conhecimento histórico, o desenvolvimento humano em seus aspectos social, cultural e individual e as relações do indivíduo com os outros, mediados pelos signos e instrumentos culturais constituídos socialmente. Teve como objetivo principal compreender, experimentar e propor uma metodologia intencional e especificamente planejada para a apropriação do conhecimento histórico por alunos de ensino médio, fundamentada em Atividades de Estudo, mediadas por TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e como objetivos secundários: 1 – Observar, analisar e reconhecer se e como o processo didático organizado baseado na Atividade de Estudo cria condições, ou não, para a apropriação de conhecimentos históricos e a formação dos alunos de ensino médio como sujeitos históricos, atuantes e conscientes do seu aprendizado; 2 – Examinar e explicar se e como intervenções docentes e interações professor/aluno por meio de TDIC em sala de aula, de modo presencial, tornam, ou não, fundamental o conhecimento histórico para a formação dos estudantes do ensino médio como seres humanos. Os instrumentos de geração dos dados foram: observação participante, diário de campo, encontros dialogados, narrativas pedagógicas autobiográficas, documentos institucionais, filmagens, gravações de áudios e fotografias. Os dados foram organizados, transcritos e compilados em um caderno de registros da pesquisadora. A apresentação e a análise dos dados foram organizadas em dois núcleos temáticos: 1- A formação do pensamento histórico e científico de estudantes de ensino médio desenvolvida conforme princípios orientadores da Atividade de Estudo; 2 - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como instrumentos socioculturais de apropriação do conhecimento histórico e de desenvolvimento do homem.pt
dc.description.abstractThis thesis presents a research of a dialogical nature, carried out at the Federal Institute of Rondônia, Ji-Paraná campus with second year students of technical courses integrated to high school in Informatics and Forest, through a didactic-formative experiment developed during 6 months, in 2019, based on the investigative thinking that resides in THC (Historical-Cultural Theory), TA (Activity Theory) and TAE (Study Activity Theory), especially in the works of LS Vigotski, A.N. Leontiev, V.V. Davídov and ElKonin among others. For the analysis and understanding of the data I also make use of theoretical conceptions of Philosophy of Language specially centered on the thought of M. Bakhtin, V.N.A. Volóchinov and L. Jakubinskij in order to understand some parts of the world through language. The theoretical basis provided methodological support for understanding the concrete reality and the possibilities existing in the educational process with a view to the formation of historical knowledge, human development in its social, cultural and individual aspects and the individual's relations with others, mediated by signs and socially constituted cultural instruments. Its main objective was to understand, experiment and propose a methodology intentionally and specifically planned for the appropriation of historical knowledge by high school students, based on Study Activities, mediated by Digital Technologies of Information and Communication, and as secondary objectives: 1 - Observe , analyze and recognize if and how the organized didactic process based on the Study Activity creates conditions, or not, for the appropriation of historical knowledge and the formation of high school students as historical subjects, active and aware of their learning; 2 - Examining and explaining whether and how teaching interventions and teacher / student interactions through DICT in the classroom, in person, make historical knowledge essential for the formation of high school students as human beings. The instruments of data generation were: participant observation, field diary, dialogued meetings, autobiographical pedagogical narratives, institutional documents, filming, audio recordings and photographs. The data were organized, transcribed and compiled in a notebook of the researcher's records. The presentation and analysis of the data were organized in two thematic groups: 1- The formation of historical and scientific thinking of high school students developed according to the guiding principles of the Study Activity; 2 - Digital Information and Communication Technologies as socio-cultural instruments for the appropriation of historical knowledge and human development.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88887.475169/2020-00
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202303
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAtividade de estudo no ensino médiopt
dc.subjectTecnologias digitaispt
dc.subjectConhecimento históricopt
dc.subjectPensamento teóricopt
dc.subjectMediadorespt
dc.subjectStudy activity in high schoolen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectHistorical knowledgeen
dc.subjectTheoretical thinkingen
dc.subjectMediatorsen
dc.titleApropriação do conhecimento histórico fundamentada em atividades de estudo, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicaçãopt
dc.title.alternativeAppropriation of historical knowledge based on study activity, mediated by digital information and communication technologiesen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt

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