Logo do repositório
 

Mário Pedrosa: as ideias

dc.contributor.authorGabriel, Marcos Faccioli
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-03T17:31:37Z
dc.date.available2019-10-03T17:31:37Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.description.abstractABSTRACT This paper aims to trace out Mário Pedrosa’s path through concepts since his beginnings of authentic perplexity on to the position which would single him out, that in favor of constructivist abstract art. To the latter he attributed, by way of “Physiognomic primary form”, the mission of dissolving all antagonistic forms of human knowledge and to lead modernity back to original forms of sociability. This millenarian bent of his knew setbacks since the 1950s when informal art and abstract expressionism brock upon the scene. Nonetheless Pedrosa found productions that he thought to work in the real space of life, such as Brazilian architecture and neoconcretist artists Oiticica and Clarck. In his last writings in the 1970s, Pedrosa still upheld his millenarian view of art on the basis of the same authors he cherished from the outset.en
dc.description.abstractRESUMO Este estudo traça o percurso de Mário Pedrosa com os conceitos, desde seu começo de autêntica perplexidade até a posição crítica que iria caracterizá-lo, pela teleologia imanente da arte moderna a confluir na arte abstrata construtiva. A esta atribuía, pela “forma primeira fisionômica”, a missão de dissolver o antagonismo das várias formas do saber humano, num retorno às formas originárias de sociabilidade. Este foi seu milenarismo que conheceu abalos já na década de 1950 com o surgimento do informalismo e do expressionismo abstrato. Pedrosa encontrou, então, produções a que deu apoio por julgar que operavam no espaço real da vida: a arquitetura brasileira e o neoconcretismo de Oiticica e Clark. Em seus últimos escritos, já nos anos de 1970, Pedrosa ainda sustentava aquele milenarismo apoiado nos seus primeiros autores prediletos.pt
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciência e Tecnologia
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciência e Tecnologia
dc.format.extent67-93
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.150520
dc.identifier.citationARS (São Paulo). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, v. 16, n. 34, p. 67-93, 2018.
dc.identifier.doi10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.150520
dc.identifier.fileS1678-53202018000300067.pdf
dc.identifier.issn1678-5320
dc.identifier.lattes3455055856847252
dc.identifier.scieloS1678-53202018000300067
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183783
dc.language.isopor
dc.publisherEscola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartofARS (São Paulo)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectart criticism in Brazilen
dc.subjectautonomous art in Brazilen
dc.subjectabstract art in Brazilen
dc.subjectconcrete arten
dc.subjectneo-concrete arten
dc.subjectcrítica de arte no Brasilpt
dc.subjectarte autônoma no Brasilpt
dc.subjectarte abstrata no Brasilpt
dc.subjectconcretismopt
dc.subjectneoconcretismopt
dc.titleMário Pedrosa: as ideiaspt
dc.title.alternativeMário Pedrosa: the ideasen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes3455055856847252
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1678-53202018000300067.pdf
Tamanho:
156.67 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format