Publicação: Percepção de estudantes de odontologia quanto aos fatores do trabalho que podem contribuir para sintomas osteomusculares
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Data
Autores
Orientador
Garcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso 

Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini 

Coorientador
Pós-graduação
Ciências Odontológicas - FOAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os objetivos deste estudo foram adaptar um instrumento sobre fatores do trabalho que podem contribuir para sintomas osteomusculares para estudantes de Odontologia e avaliar suas propriedades psicométricas; estimar a validade e confiabilidade do University Student Engagement Inventory – USEI e do Dental Environment Stress Questionnaire – DES e verificar a contribuição do gênero, das variáveis acadêmicas e do estresse no ambiente odontológico na percepção dos estudantes quanto aos fatores de risco para sintomas osteomusculares. Foram convidados para participar do estudo 314 estudantes da Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP) e 170 da Universidade de Araraquara (UNIARA). Foram coletadas informações referentes à idade, gênero e seriação do curso. Avaliou-se a percepção dos estudantes por meio do instrumento adaptado. O envolvimento escolar foi avaliado pelo USEI e o estresse foi medido pelo DES. Para a adaptação do instrumento utilizou-se o Job Factors Questionnaire, a revisão da literatura e a análise do Grupo Focal. A partir disso, novos itens foram criados e distribuídos dentro dos fatores Repetitividade, Postura de Trabalho e Fatores Externos. A sensibilidade dos itens foi avaliada por meio da assimetria e curtose. Foi conduzida a Análise Fatorial Confirmatória utilizando-se os índices de qualidade do ajustamento razão de qui-quadrado por graus de liberdade (2/gl), comparative fit index (CFI), goodness of fit index (GFI) e root mean square error of aproximation (RMSEA). A validade convergente foi estimada pela Variância Extraída Média (VEM). A consistência interna foi calculada pela Confiabilidade Composta (CC) e Coeficiente alfa de Cronbach padronizado (α). O impacto das variáveis na percepção dos estudantes foi estimado pelo modelo causal elaborado por Modelagem de Equações Estruturais. A média de idade dos participantes foi de 21,57 (DP=2,98) anos e a maioria foi do gênero feminino (74,8%). O instrumento adaptado foi intitulado “Fatores de trabalho que podem contribuir para sintomas osteomusculares - versão adaptada para Odontologia” (JOB-D). As pontuações mais elevadas foram observadas nos itens do fator Postura de Trabalho. O modelo refinado apresentou adequado ajustamento à amostra. A validade convergente esteve comprometida no fator “Fatores Externos” (VEM=0,47) sendo adequada para os demais fatores. A validade discriminante esteve comprometida para “Postura de Trabalho” e “Fatores Externos” (r2=0,69). A confiabilidade foi adequada. A estrutura original completa e refinada do USEI não apresentou bom ajustamento à amostra. A estrutura reduzida apresentou adequado ajustamento após a remoção do item 14 e inserção de correlação entre os erros dos itens 28 e 32 (0,316). A versão completa do DES adaptado para a língua portuguesa não apresentou bom ajustamento. Assim, removeu-se o item 12 e inseriu-se correlação entre os erros dos itens 1 e 2 (ML=399,154), 14 e 16 (ML=146,216) para obtenção de um modelo adequadamente ajustado à amostra. Conclui-se que o JOB-D mostrou-se um instrumento válido e confiável para a avaliação da percepção de risco dos estudantes; o USEI reduzido refinado apresentou qualidades psicométricas adequadas assim como a versão portuguesa do DES refinado e não houve contribuição significativa do gênero, seriação do curso, envolvimento escolar e estresse sobre os fatores do JOB-D.
Resumo (inglês)
The aims of this study were to develop an instrument related to work factors that may contribute to musculoskeletal symptoms for dental students and evaluate its psychometric properties; estimate the validity and reliability of the University Student Engagement Inventory (USEI) and Dental Environment Stress Questionnaire (DES); verify the contribution of gender, academic variables and stress in the dental environment on students' perception regarding risk factors related to musculoskeletal symptoms. Three hundred fourteen undergraduate dental students from Araraquara Dental School (UNESP) and 170 from University of Araraquara (UNIARA) were invited to participate. Information regarding age, gender and academic level were collected. The students’ perception was assessed by means of the adapted instrument. The school engagement was evaluated by the USEI and the stress in dental environment was measured by DES. The Job Factors Questionnaire, the literature review and Focus Group analysis were used to adapt the instrument. New items were created and distributed within the dimensions Repetitiveness, Work Posture and External Factors. The sensitivity of the items was assessed by skewness and kurtosis. Confirmatory factor analysis was conducted using the quality adjustment indexes chi-squared per degree of freedom ratio (c2/gl), comparative fit index (CFI), goodness of fit index (GFI) and root mean square error of aproximation (RMSEA). The convergent validity was estimated by the Average Variance Extracted (AVE). The internal consistency of the scales was calculated using the Composite Reliability (CR) and the standardized Cronbach alpha coefficient (α). The variables’ impact on the students' perception regarding risk factors for musculoskeletal disorders was estimated by a causal model developed by Structural Equation Modeling. The students’ average age was 21.57 (SD=2.98) years and 74.8% were women. The adapted instrument was entitled “Work-related activities that may contribute to job-related pain and/or injury – adapted version for Dentistry” (JOB-D). Regarding JOB-D the higher scores were observed in the Work Posture factor items. The refined model presented proper adjustment to the sample. The convergent validity was compromised only for External Factor (AVE=0.47). The discriminant validity was compromised for Work Posture and External Factor (r2=0.69). The reliability was adequate. The complete and refined original structure of the USEI did not present good fit to the sample. The reduced structure presented good adjustment after excluding item 14 and inserting a correlation between the errors of items 28 and 32 (0.316). The complete version of DES adapted for Portuguese language did not present good adjustment. Then, the item 12 was excluded and a correlation between the errors of items 1 and 2 (ML=399.154) and between the items 14 and 16 (ML=146.216) were inserted to obtain a model suitably adjusted to the sample. The JOB-D was considered a valid and reliable instrument for the perception assessment. The refined reduced USEI presented adequate psychometric properties as well as the Portuguese version of the refined DES. There was no significance contribution of gender, academic level, school engagement and stress on the JOB-D factors.
Descrição
Palavras-chave
Estudantes de odontologia, Fatores de risco, Doenças musculoesqueléticas, Students, dental, Risk factors, Musculoskeletal diseases
Idioma
Português