Logotipo do repositório
 

Publicação:
Geografia da noite: oferta e consumo de diversão noturna em Londrina – Paraná

dc.contributor.advisorTurra Neto, Necio [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Marcelo Custodio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-03T19:08:26Z
dc.date.available2017-01-03T19:08:26Z
dc.date.issued2016-10-21
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre as lógicas econômicas e as práticas espaciais de diversão noturna em Londrina - PR, entendidas como parte relevante da produção do seu espaço urbano, levando em consideração que a faceta da noite urbana ainda é pouco investigada. O objeto de pesquisa, que tem as juventudes e culturas juvenis como bojo, foram construídos no processo de observação sistemática da noite londrinense, durante o qual estabelecemos as “baladas” como foco da investigação. Elas foram escolhidas por terem uma lógica de escolhas locacionais estratégica na cidade, que parece reforçar a tendência a fragmentação socioespacial. São quatro grandes “baladas” em Londrina, todas estudadas a partir da observação participante, com frequentação sistemática às casas noturnas, entrevistas com proprietários, trabalhadores da noite e com os jovens frequentadores. Também realizamos um questionário para construirmos um perfil socioeconômico e cultural e desenharmos o circuito das práticas espaciais de diversão noturna dos consumidores deste formato de diversão. Nas “baladas”, as estratégias empresariais, assim como as práticas espaciais dos consumidores, trazem em seu bojo representações de distinção social, alimentadas por uma cultura de consumo, mas que ganham materialização em lógicas e práticas que acabam revelando as peculiaridades da escala de mercado das cidades médias, em que parece haver maior contato entre as distintas classes sociais, em relação ao mesmo universo em contextos metropolitanos.pt
dc.description.abstractThis work aims to illustrate the economic logics and the spatial practices of the nightlife entertainment in Londrina (Paraná - Brazil), which is understood to be a relevant aspect of the urban space production. This research give attention to the nighttime, considering this aspect has been poorly investigated in Urban Geography. The research object, which has as youth and youth cultures as the bulge, was built in the process of systematic observation of the Londrina’s nightclubs as the main research object for data collection. These premises were selected because of a spacial strategy by the nightclub’s owners that seem to reforce socio-spatial fragmentation. The four largest nightclubs in Londrina were studied by systematic observation approach and through interviewing owners, night workers and customers. Moreover, a survey was conducted in these establishments to collect information about socioeconomic and cultural profiles that support a circuit map of customer spatial practices on this format of entertainment. It is being observed that at nightlife business strategies, as such as consumer’s spatial practices, bring at its core a culture of consumerism that’s produces social distinction. This behaviour reviews certain peculiarities in the middle sized cities, that show a scale of market that seems to have more social classes sharing the same urban space compared to the same universe at metropolitan context.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2013/04440-5
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 132759/2013-6
dc.identifier.aleph000877871
dc.identifier.capes33004129042P3
dc.identifier.lattes5614340558861039
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147062
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDiversão noturnapt
dc.subjectJuventudespt
dc.subjectConsumopt
dc.subjectBaladaspt
dc.subjectProdução do espaço urbanopt
dc.subjectNightlifeen
dc.subjectYouthen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectNightclubsen
dc.subjectUrban space productionen
dc.titleGeografia da noite: oferta e consumo de diversão noturna em Londrina – Paranápt
dc.title.alternativeNightlife Geography: nightlife's offer and consumption in Londrina - PRen
dc.title.alternativeGeografia de la noche: la oferta y el consumo de la vida nocturna en Londrina - Paranáes
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5614340558861039
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramGeografia - FCTpt
unesp.knowledgeAreaProdução do espaço geográficopt
unesp.researchAreaProdução do Espaço Urbanopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pereira_mc_me_prud.pdf
Tamanho:
7.89 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: