Publicação: Zumbi mind: um jogo de tabuleiro para desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional
dc.contributor.advisor | Rossi, Dorival Campos [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fávaro, André Luís Orlandi | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T16:15:12Z | |
dc.date.available | 2023-04-10T16:15:12Z | |
dc.date.issued | 2023-03-24 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar um jogo de tabuleiro que possui como regra há a necessidade de se criar um algoritmo para se poder jogar e evoluir durante o jogo, trabalhando desta forma os quatro pilares do Pensamento Computacional (PC): abstração, modularização, reconhecimento de padrões e criação de algoritmos. O objeto de pesquisa utilizou-se de pressupostos da cultura maker, pois é um jogo Print and Play (Imprima e Jogue), ou seja, os alunos terão que imprimir e montar todo o jogo para utilizá-lo. Por meio de uma metodologia de pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica narrativa, procurou-se fazer um levantamento bibliográfico que abordasse os temas: construção do PC no ensino superior e a cultura maker na educação. Para responder as questões norteadoras da pesquisa utilizou-se o diagrama V de Gowin. Criou-se também um mapa conceitual para se definir de forma mais clara o escopo da pesquisa. Para o desenvolvimento do jogo de tabuleiro usou-se a metodologia Quest 3X4 de La Carreta. Como resultado, obteve-se o protótipo do jogo Zumbi Mind que passou pela fase de testes (Play Test) por usuários finais que foram selecionados entre os alunos do curso superior de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos. Este protótipo de jogo pretende também satisfazer parcialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4.4, da Organização das Nações Unidas (ONU), pois é uma ferramenta auxiliar que treina habilidades relevantes ao mercado de trabalho atual. | pt |
dc.description.abstract | This research aims to demonstrate a board game that has as a rule the need to create an algorithm to be able to play and evolve during the game, working in this way the four pillars of Computational Thinking (CP): abstraction, modularization, recognition of patterns and creation of algorithms. The research object used assumptions of the maker culture, as it is a Print and Play game, that is, students will have to print and assemble the entire game to use it. Through an exploratory research methodology and a narrative bibliographic review, an attempt was made to carry out a bibliographical survey that addressed the themes: construction of the PC in higher education and the maker culture in education. To answer the research's guiding questions, the Gowin V diagram was used. A conceptual map was also created to define the scope of the research more clearly. For the development of the board game, La Carreta's Quest 3X4 methodology was used. As a result, the prototype of the Zumbi Mind game was obtained, which went through the testing phase (Play Test) by end users who were selected among the students of the superior course of Digital Games at the Faculty of Technology of Ourinhos. This game prototype also intends to partially satisfy the Sustainable Development Goal (SDG) 4.4, of the United Nations (UN), as it is an auxiliary tool that trains skills relevant to the current job market | en |
dc.identifier.capes | 33004056088P9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/242907 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | pt |
dc.subject | Pensamento computacional | pt |
dc.subject | Cultura Maker | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | ONU | pt |
dc.subject | ODS 4.4 | pt |
dc.subject | Board game | pt |
dc.subject | Computational thinking | en |
dc.subject | Maker culture | en |
dc.subject | Higher education | en |
dc.title | Zumbi mind: um jogo de tabuleiro para desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional | pt |
dc.title.alternative | Zumbi mind: a board game for developing computational thinking skills | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dcterms.impact | Diversas habilidades relevantes são necessárias aos estudantes do Ensino Superior Tecnológico para ingressar no mercado de trabalho da Indústria 4.0, que possui meios de produção mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação, como por exemplo, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. Dentre estas habilidades está a capacidade de resolver problemas e implementar soluções em forma de algoritmos computacionais. Tal habilidade pode ser desenvolvida por meio da aprendizagem e desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional e seus pilares principais (modularização, abstração, reconhecimento de padrões e criação de algoritmos). Jogos de tabuleiro unido ao Movimento Maker são atividades lúdicas engajadoras que podem ser usadas como ferramenta auxiliares e de desenvolvimento desta habilidade importante. Permitir a estes discentes o conhecimento desta habilidade, junto a uma educação de qualidade, possibilita, mesmo que em parte, a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4.4 das Organizações das Nações Unidas (ONU), que diz: “aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo”. | pt |
dcterms.impact | Several relevant skills are necessary for Higher Technological Education students to enter the Industry 4.0 job market, which has means of production mediated by Information and Communication Technologies, such as Artificial Intelligence, Internet of Things and Cloud Computing. Among these skills is the ability to solve problems and implement solutions in the form of computational algorithms. Such ability can be developed through learning and developing Computational Thinking skills and its main pillars (modularization, abstraction, pattern recognition and algorithm creation). Board games linked to the Maker Movement are engaging ludic activities that can be used as auxiliary tools for the development of this important skill. Allowing these students to know this skill, together with a quality education, makes it possible, even in part, to implement the Sustainable Development Goal (SDG) 4.4 of the United Nations (UN), which says: “substantially increase the number of young people and adults who have relevant skills, including technical and professional skills, for employment, decent work and entrepreneurship”. | en |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC | pt |
unesp.knowledgeArea | Ambientes midiáticos e tecnológicos | pt |
unesp.researchArea | Tecnologias midiáticas | pt |
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