Logotipo do repositório
 

Publicação:
Revisão por pares na Revista Brasileira de Educação Especial

dc.contributor.authorOmote, Sadao [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:13Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:13Z
dc.date.issued2005-12-01
dc.description.abstractO artigo discute algumas questões relativas ao procedimento de revisão por pares na avaliação de originais submetidos a um periódico. Essa avaliação é aceita como necessária para assegurar a qualidade científica de artigos publicados, já que a integridade da literatura especializada é considerada essencial para o desenvolvimento da ciência. Entretanto, há críticas à revisão por pares, incluindo o longo tempo decorrido entre a entrega dos originais e a publicação, o tempo e a energia despendidos pelos autores e revisores, a subjetividade na avaliação e outros problemas que podem introduzir vieses na área. A Revista Brasileira de Educação Especial, que adota a avaliação cega por pares, tem-se mostrado relativamente versátil. O tempo médio entre o recebimento dos originais e o aceite final, depois de passar pela revisão por pares e conseqüente ajuste por parte dos autores, é de cerca de cinco meses e meio. Na literatura especializada, encontram-se sugestões como a eliminação de avaliação e publicação de todos os textos submetidos, em meios eletrônicos, menos onerosos e mais versáteis, deixando que os próprios leitores façam a sua avaliação. A análise procedida conclui que a revisão por pares é necessária. Aponta a necessidade de se realizarem discussões sobre a própria avaliação, para que se desenvolvam procedimentos mais eficientes de controle de qualidade das publicações. Sugere que a avaliação efetiva é feita pela própria comunidade acadêmica, após a publicação, mediante reconhecimento coletivo do valor científico da publicação, na forma de impacto que pode causar sobre novas investigações e construção do conhecimento na área.pt
dc.description.abstractThe article discusses some issues relating to peer review in the evaluation of papers submitted to a scientific journal. Such evaluation is accepted as necessary to assure the scientific quality of published articles, since the integrity of specialized literature is considered essential for science development. However, there are criticisms toward peer review, including long elapsed time between papers' submission and their publication, the time and energy spent by authors and reviewers, the subjectivity in evaluation and other problems that can introduce bias in the area. The Brazilian Journal of Special Education adopts blind review and has been quick to perform evaluation procedure. The mean time elapsed between receipt of manuscripts, passing by peer revision, consequent adjustment by authors and final acceptance, is about five and half months. In the specialized literature, there are suggestions like the elimination of evaluation and the publication of all submitted texts in electronic means, which is less expensive and more versatile than print, allowing readers to make their own evaluation. The analysis performed concludes that peer review is necessary. It points out the need to promote discussions about its own evaluation process, in order to develop more efficient procedures of quality control of articles published. It suggests that the effective evaluation is made by the scientific community, after the publication, by means of collective recognition of scientific value of the publication, through the impact it may cause on new investigations and knowledge construction in the area.en
dc.description.affiliationUnesp campus de Marília Departamento de Educação Especial
dc.description.affiliationUnespUnesp campus de Marília Departamento de Educação Especial
dc.format.extent323-334
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382005000300002
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 11, n. 3, p. 323-334, 2005.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382005000300002
dc.identifier.fileS1413-65382005000300002.pdf
dc.identifier.issn1413-6538
dc.identifier.lattes7647316253011798
dc.identifier.scieloS1413-65382005000300002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10634
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial
dc.relation.ispartofsjr0,197
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectdisseminação da informaçãopt
dc.subjectrevisão por parespt
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectinformation disseminationen
dc.subjectpeer reviewen
dc.titleRevisão por pares na Revista Brasileira de Educação Especialpt
dc.title.alternativePeer review in Brazilian Journal of Special Educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7647316253011798
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-65382005000300002.pdf
Tamanho:
158.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: