Logotipo do repositório
 

Publicação:
O Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escola

dc.contributor.authorMachado, Vitor [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:13Z
dc.date.available2016-03-02T13:03:13Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis article developed some thoughts on the model of education and elementary education school located in camps and settlements in the Landless Movement (MST), between the last decade of the twentieth century and the beginning of the first decade of this century. The discussions were conducted employing as reference some texts published in the Caderno de Educação nº. 13, named “Dossiê MST Escola” Through a synthesized analysis of these documents, we found that the MST argues for a theoretical and practical education, geared towards the reality of d student, which is based on humanistic principles and of cooperation, being able to create in the student landless movement a critical consciousness capable of make it a subject of transformative action.en
dc.description.abstractEste artigo desenvolveu algumas reflexões sobre o modelo de educa- ção e de escola do ensino fundamental implantada nos acampamentos e assentamentos do Movimento Sem terra (MST), entre a última década do século XX e o início da primeira década do século XXI. As discussões foram realizadas adotando-se como referência alguns textos publicados no Caderno de Educação nº 13, que se intitula “Dossiê MST Escola”. Por meio de uma análise sintetizada desses documentos, verificamos que o MST defende uma educação teórica e prática, voltada para a realidade do aluno assentado, que seja baseada em princí- pios humanistas e na cooperação, sendo capaz de criar no educando uma consci- ência crítica, capaz de torná-lo um sujeito de ação transformadora.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent153-174
dc.identifierhttp://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89159
dc.identifier.citationCadernos Ceru, v. 25, n. 1, p. 153-174, 2014.
dc.identifier.fileISSN1413-4519-2014-25-01-153-174.pdf
dc.identifier.issn1413-4519
dc.identifier.lattes9368765428422950
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135540
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofCadernos Ceru
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectRural educationen
dc.subjectEducation the MSTen
dc.subjectField’s Schoolen
dc.subjectEducação do Campopt
dc.subjectEducação do MSTpt
dc.subjectEscola do campopt
dc.titleO Movimento Sem Terra e a educação escolar: a trajetória de uma pedagogia para além dos muros da escolapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9368765428422950
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1413-4519-2014-25-01-153-174.pdf
Tamanho:
108.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format