Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação física escolar e praxiologia motriz: uma análise das condutas motrizes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Ferreira, Lilian Aparecida

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Praxiologia Motriz está voltada para compreender de que forma as práticas corporais, denominadas em tal matriz teórica de práticas motrizes, se estruturam, dinamizam-se e influenciam os comportamentos dos praticantes. Para essa compreensão, são formulados e definidos diversos conceitos que podem favorecer a atuação do professor de Educação Física, potencializando a organização didático-pedagógica e suas implicações no ensino das diversas práticas corporais. Se por um lado, a teoria praxiológica nos ensina que toda prática corporal, com base em um contrato que a condiciona, circunscreve um conjunto próprio de ações, denominado de ação motriz, há também o conceito de conduta motriz que demarca o sentido personalizado e subjetivo do movimento de cada pessoa ao realizar qualquer que seja a prática motriz. Ainda nesse cenário conceitual, são apresentados e definidos os termos práticas sociomotrizes, ou seja, aquelas nas quais os participantes estabelecem interações entre eles, podendo ser: sociomotrizes de cooperação, sociomotrizes de oposição, sociomotrizes de oposição-cooperação. Desse modo, ao centrarmos nosso olhar para as aulas de Educação Física na escola nos causou curiosidade acompanhar, em um contexto real de ensino, quais eram as implicações para as condutas motrizes dos estudantes quando vivenciavam cada uma das distintas interações das práticas corporais aqui apresentadas. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar as influências de um processo de ensino, orientado por práticas sociomotrizes, nas condutas motrizes de estudantes nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de caráter qualitativo, se orientou pela pesquisa-ação. Participaram do estudo 28 estudantes, sendo 17 alunos e 11 alunas de uma turma do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A coleta envolveu observação sistemática das aulas com base em um quadro de análise, tendo sido realizada em duas etapas, inicial (no primeiro contato com a prática corporal) e final (após algumas vivências da prática corporal). Os resultados nos conduziram a três categorias de análise: 1) Condutas motrizes identificadas nas práticas sociomotrizes de cooperação; 2) Condutas motrizes identificadas nas práticas sociomotrizes de oposição; 3) Condutas motrizes identificadas nas práticas sociomotrizes de cooperação e oposição. Após a realização do processo de ensino com a turma, compreende-se que este influenciou positivamente nas condutas motrizes dos estudantes, pois através dele, os estudantes conseguiram se apropriar de maneira mais concreta de cada prática sociomotriz, refletindo nas condutas apresentadas. Além disso, a influência positiva de um processo de ensino orientado por práticas sociomotrizes nas condutas motrizes dos sujeitos envolvidos, corroboram com o conceito da Educação Física ser considera a pedagogia das condutas motrizes. Assim, diante de um ensinamento estruturado, em que se faz possível o trabalho abrangente dos aspectos que contemplam a prática, há uma potencialidade de manifestações de condutas ajustadas a partir da sua vivência.

Resumo (inglês)

Motor Praxiology is focused on understanding how bodily practices, called motor practices in this theoretical matrix, are structured, dynamized and influence the behaviors of practitioners. For this understanding, several concepts are formulated and defined that can favor the performance of the Physical Education teacher, enhancing the didactic-pedagogical organization and its implications in the teaching of different bodily practices. If, on the one hand, praxeological theory teaches us that every bodily practice, based on a contract that conditions it, circumscribes its own set of actions, called driving action, there is also the concept of driving conduct that demarcates the personalized and subjective meaning of each person's movement when carrying out any driving practice. Still in this conceptual scenario, the terms sociomotive practices are presented and defined, that is, those in which participants establish interactions between themselves, which may be: sociomotives of cooperation, sociomotives of opposition, sociomotives of opposition-cooperation. Therefore, when we focused our attention on Physical Education classes at school, we were curious to follow, in a real teaching context, what the implications were for the students' driving behaviors when they experienced each of the different interactions of the bodily practices presented here. Therefore, the objective of this study was to identify and analyze the influences of a teaching process, guided by sociomotive practices, on the motor behaviors of students in Physical Education classes in the early years of elementary school. The research, of a qualitative nature, was guided by action research. 28 students participated in the study, 17 male and 11 female students from a 5th year class in the early years of elementary school. The collection involved systematic observation of classes based on an analysis framework, and was carried out in two stages, initial (at the first contact with body practice) and final (after some experiences of body practice). The results led us to three categories of analysis: 1) Driving behaviors identified in the socio-motive practices of cooperation; 2) Driving behaviors identified in oppositional sociomotive practices; 3) Driving behaviors identified in the socio-motive practices of cooperation and opposition. After carrying out the teaching process with the class, it is understood that it positively influenced the students' motor behaviors, as through it, the students were able to take more concrete ownership of each socio-motive practice, reflecting on the behaviors presented. Furthermore, the positive influence of a teaching process guided by sociomotive practices on the motor behaviors of the subjects involved corroborates the concept of Physical Education being considered the pedagogy of motor behaviors. Thus, in the face of structured teaching, in which comprehensive work on the aspects that encompass the practice is possible, there is a potential for manifestations of behaviors adjusted based on their experience.

Descrição

Palavras-chave

Educação Física Escolar, Praxiologia motriz, Conduta motriz, Processo de ensino, School physical education, Motor praxiology, Motor conduct, Teaching process

Idioma

Português

Como citar

SANT'ANA, Luan Ficher. Educação física escolar e praxiologia motriz: uma análise das condutas motrizes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação