Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Ecovila - desafio sustentável: uma ferramenta educacional pela sustentabilidade e preservação ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Mello, Denise Fernandes de

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver, aplicar e analisar um produto educacional voltado ao Ensino Médio, fundamentado em metodologias ativas e no ensino por investigação, com foco na promoção da aprendizagem significativa de conteúdos das Ciências da Natureza por meio da temática da sustentabilidade. O produto, intitulado Ecovila: Desafio Sustentável, constitui-se como uma ferramenta educacional composta por três fases independentes, que podem ser aplicadas em sequência ou separadamente, de acordo com os objetivos pedagógicos e o contexto escolar. As fases abordam, de forma investigativa, os temas: (i) combustíveis e fontes de energia; (ii) gestão de resíduos sólidos; e (iii) segurança e descarte de substâncias perigosas. A proposta foi implementada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de tempo integral, localizada em um município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter interventivo, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários, observações, portfólios, registros escritos e produções colaborativas dos estudantes. O planejamento reverso foi empregado na organização das atividades, garantindo intencionalidade pedagógica e alinhamento com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam que o Ecovila: Desafio Sustentável favoreceu a construção do conhecimento, o engajamento dos estudantes, o pensamento crítico e atitudes mais conscientes frente aos desafios socioambientais, configurando-se como uma ferramenta pedagógica viável para o ensino de Ciências da Natureza.

Resumo (inglês)

This study aims to develop, implement, and analyze an educational product designed for high school, based on active learning methodologies and inquiry-based teaching, focusing on promoting meaningful learning of Natural Sciences through the theme of sustainability. The product, entitled Ecovillage: Sustainable Challenge, is an educational tool composed of three independent phases, which can be applied sequentially or separately, according to the pedagogical objectives and the school context. The phases address, in an investigative way, the following topics: (i) fuels and energy sources; (ii) solid waste management; and (iii) safety and disposal of hazardous substances. The proposal was implemented in a first-year high school class at a full-time public school located in a small municipality in the interior of the State of São Paulo, Brazil. The research follows a qualitative and interventionist approach, using questionnaires, observations, portfolios, written records, and collaborative student productions as data collection instruments. Backward design was adopted for the organization of the activities, ensuring pedagogical intentionality and alignment with the competencies of the Brazilian Common National Curriculum Base (BNCC). The results indicate that Ecovillage: Sustainable Challenge fostered knowledge construction, student engagement, critical thinking, and more conscious attitudes toward socio-environmental challenges, proving to be a viable pedagogical tool for teaching Natural Sciences.

Descrição

Palavras-chave

ODS, Metodologias ativas, Trabalho em grupos heterogêneos, Educação para a equidade, Aprendizagem significativa, Active methodologies, Heterogeneous group work, Education for equity, Meaningful learning

Idioma

Português

Citação

SOARES, Laura Carolina Silva. Ecovila - desafio sustentável: uma ferramenta educacional pela sustentabilidade e preservação ambiental. 2025. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação