Ecovila - desafio sustentável: uma ferramenta educacional pela sustentabilidade e preservação ambiental
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Data
Autores
Orientador
Mello, Denise Fernandes de 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver, aplicar e analisar um produto educacional voltado ao Ensino Médio, fundamentado em metodologias ativas e no ensino por investigação, com foco na promoção da aprendizagem significativa de conteúdos das Ciências da Natureza por meio da temática da sustentabilidade. O produto, intitulado Ecovila: Desafio Sustentável, constitui-se como uma ferramenta educacional composta por três fases independentes, que podem ser aplicadas em sequência ou separadamente, de acordo com os objetivos pedagógicos e o contexto escolar. As fases abordam, de forma investigativa, os temas: (i) combustíveis e fontes de energia; (ii) gestão de resíduos sólidos; e (iii) segurança e descarte de substâncias perigosas.
A proposta foi implementada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de tempo integral, localizada em um município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter interventivo, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários, observações, portfólios, registros escritos e produções colaborativas dos estudantes. O planejamento reverso foi empregado na organização das atividades, garantindo intencionalidade pedagógica e alinhamento com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os resultados indicam que o Ecovila: Desafio Sustentável favoreceu a construção do conhecimento, o engajamento dos estudantes, o pensamento crítico e atitudes mais conscientes frente aos desafios socioambientais, configurando-se como uma ferramenta pedagógica viável para o ensino de Ciências da Natureza.
Resumo (inglês)
This study aims to develop, implement, and analyze an educational product designed for high school, based on active learning methodologies and inquiry-based teaching, focusing on promoting meaningful learning of Natural Sciences through the theme of sustainability. The product, entitled Ecovillage: Sustainable Challenge, is an educational tool composed of three independent phases, which can be applied sequentially or separately, according to the pedagogical objectives and the school context. The phases address, in an investigative way, the following topics: (i) fuels and energy sources; (ii) solid waste management; and (iii) safety and disposal of hazardous substances. The proposal was implemented in a first-year high school class at a full-time public school located in a small municipality in the interior of the State of São Paulo, Brazil. The research follows a qualitative and interventionist approach, using questionnaires, observations, portfolios, written records, and collaborative student productions as data collection instruments. Backward design was adopted for the organization of the activities, ensuring pedagogical intentionality and alignment with the competencies of the Brazilian Common National Curriculum Base (BNCC). The results indicate that Ecovillage: Sustainable Challenge fostered knowledge construction, student engagement, critical thinking, and more conscious attitudes toward socio-environmental challenges, proving to be a viable pedagogical tool for teaching Natural Sciences.
Descrição
Palavras-chave
ODS, Metodologias ativas, Trabalho em grupos heterogêneos, Educação para a equidade, Aprendizagem significativa, Active methodologies, Heterogeneous group work, Education for equity, Meaningful learning
Idioma
Português
Citação
SOARES, Laura Carolina Silva. Ecovila - desafio sustentável: uma ferramenta educacional pela sustentabilidade e preservação ambiental. 2025. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

