Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Ecovila - desafio sustentável: uma ferramenta educacional pela sustentabilidade e preservação ambiental

dc.contributor.advisorMello, Denise Fernandes de [UNESP]
dc.contributor.authorSoares, Laura Carolina Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-10-29T17:14:24Z
dc.date.issued2025-10-17
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo desenvolver, aplicar e analisar um produto educacional voltado ao Ensino Médio, fundamentado em metodologias ativas e no ensino por investigação, com foco na promoção da aprendizagem significativa de conteúdos das Ciências da Natureza por meio da temática da sustentabilidade. O produto, intitulado Ecovila: Desafio Sustentável, constitui-se como uma ferramenta educacional composta por três fases independentes, que podem ser aplicadas em sequência ou separadamente, de acordo com os objetivos pedagógicos e o contexto escolar. As fases abordam, de forma investigativa, os temas: (i) combustíveis e fontes de energia; (ii) gestão de resíduos sólidos; e (iii) segurança e descarte de substâncias perigosas. A proposta foi implementada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de tempo integral, localizada em um município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter interventivo, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários, observações, portfólios, registros escritos e produções colaborativas dos estudantes. O planejamento reverso foi empregado na organização das atividades, garantindo intencionalidade pedagógica e alinhamento com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam que o Ecovila: Desafio Sustentável favoreceu a construção do conhecimento, o engajamento dos estudantes, o pensamento crítico e atitudes mais conscientes frente aos desafios socioambientais, configurando-se como uma ferramenta pedagógica viável para o ensino de Ciências da Natureza.pt
dc.description.abstractThis study aims to develop, implement, and analyze an educational product designed for high school, based on active learning methodologies and inquiry-based teaching, focusing on promoting meaningful learning of Natural Sciences through the theme of sustainability. The product, entitled Ecovillage: Sustainable Challenge, is an educational tool composed of three independent phases, which can be applied sequentially or separately, according to the pedagogical objectives and the school context. The phases address, in an investigative way, the following topics: (i) fuels and energy sources; (ii) solid waste management; and (iii) safety and disposal of hazardous substances. The proposal was implemented in a first-year high school class at a full-time public school located in a small municipality in the interior of the State of São Paulo, Brazil. The research follows a qualitative and interventionist approach, using questionnaires, observations, portfolios, written records, and collaborative student productions as data collection instruments. Backward design was adopted for the organization of the activities, ensuring pedagogical intentionality and alignment with the competencies of the Brazilian Common National Curriculum Base (BNCC). The results indicate that Ecovillage: Sustainable Challenge fostered knowledge construction, student engagement, critical thinking, and more conscious attitudes toward socio-environmental challenges, proving to be a viable pedagogical tool for teaching Natural Sciences.en
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.citationSOARES, Laura Carolina Silva. Ecovila - desafio sustentável: uma ferramenta educacional pela sustentabilidade e preservação ambiental. 2025. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.orcid0009-0007-8030-2365
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/314682
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectODSpt
dc.subjectMetodologias ativaspt
dc.subjectTrabalho em grupos heterogêneospt
dc.subjectEducação para a equidadept
dc.subjectAprendizagem significativapt
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectHeterogeneous group worken
dc.subjectEducation for equityen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleEcovila - desafio sustentável: uma ferramenta educacional pela sustentabilidade e preservação ambientalpt
dc.title.alternativeEco-village – sustainable challenge: an educational tool for sustainability and environmental preservationen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication143b2021-31c2-42f1-8d08-444946446f00
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery143b2021-31c2-42f1-8d08-444946446f00
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt
unesp.researchAreaCiênciaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
soares_lcs_me_bauru.pdf
Tamanho:
5.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: