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Publicação:
O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira

dc.contributor.authorPoker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]
dc.contributor.authorPoker, Rosimar Bortolini [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:34Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:34Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAs teorias recentes da sociologia política localizam a existência dos problemas de inclusão e reconhecimento no interior das chamadas sociedades multiculturais do século XX, mas as teorias não tratam das sociedades multiculturais derivadas da colonização no século XVI, e que abrigam em seu interior contrastes étnicos muito mais intensos. A população brasileira é composta por povos imigrantes de várias origens e de 800 mil descendentes de povos nativos, agrupados em cerca de 200 nações, que falam 180 idiomas diferentes. Este estudo visou analisar as atuais políticas educacionais brasileiras, enfocando a forma pela qual elas consideram a diversidade e o reconhecimento para elaborar e executar ações de inclusão. Foi construído um modelo teórico baseado na perspectiva de Habermas sobre as teorias de inclusão e reconhecimento, com que foram analisadas as concepções de inclusão, reconhecimento e diversidade nas políticas educacionais no Brasil, observando a potencialidade delas em efetivar a diversidade num contexto de discrepâncias. Notou-se que o conceito de inclusão reconhece algumas diferenças individuais, mas não concilia modos de vida e visões de mundo discrepantes, o que torna as políticas educacionais de inclusão brasileiras insuficientes para promover a coexistência das culturas no plano da diversidade e da emancipação.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Sociologia e Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.format.extent9268-9281
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9268-9281
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9268-9281.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes4452908824871363
dc.identifier.orcid0000-0001-8019-6506
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141575
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectDiversidadept
dc.subjectPolíticas educacionais brasileiraspt
dc.titleO conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileirapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4452908824871363[2]
unesp.author.orcid0000-0001-8019-6506[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentSociologia e Antropologia - FFCpt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

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