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Capacitação de agente comunitário de saúde em anemia falciforme

dc.contributor.advisorSantos, Jean Leandro dos [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Mariana Moreira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:20:53Z
dc.date.available2015-03-23T15:20:53Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractIntroduction: This study is about the training of community health agents (CHA) in the municipality of Araraquara SP about the topic of sickle cell disease which this purpose is improving the knowledge and care provided by these professionals. Method: Educational intervention with CHA for training in sickle cell disease and using as indicator qualitative and quantitative, a questionnaire to assessment before and after the intervention process. Results: The process of training increased significantly the knowledge of CHA in sickle cell disease. In the questionnaire before, 30% of participants scored above 40 points, while after 97% achieved grades above 40 points. Moreover, it was possible to assessment the development of skills through the solution of a simulated case. Processes interventionist educational are great validity in the process of Pharmaceutical Care Conclusion: The Health Education for CHA may contribute to the improvement of care and treatment of patients with sickle cell disease through humanized health careen
dc.description.abstractIntrodução: Este trabalho apresenta o intuito de promover a capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Araraquara SP na temática de anemia falciforme objetivando melhorar o conhecimento e o atendimento prestado por estes profissionais aos portadores da doença. Método: Intervenção educativa com ACS para capacitação em Anemia Falciforme usando como indicador qualitativo e quantitativo um questionário de avaliação antes e após o processo intervencionista. Resultados: O processo de capacitação aumentou significativamente o conhecimento dos ACS em Anemia Falciforme. No questionário antes, 30% dos participantes tiveram notas acima de 40 pontos, enquanto no depois 97% alcançaram notas acima de 40 pontos. Além disso, foi possível avaliar o desenvolvimento de habilidades através da solução de um caso simulado. Processos intervencionistas educativos são ferramentas de grande validade no processo de Assistência Farmacêutica. Conclusão: A Educação em Saúde para ACS pode contribuir com a melhoria dos cuidados e tratamento de pacientes com anemia falciforme através de atendimento humanizado em saúde.pt
dc.format.extent75 f.
dc.identifier.aleph000677678
dc.identifier.citationLIMA, Mariana Moreira de. Capacitação de agente comunitário de saúde em anemia falciforme. 2011. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.
dc.identifier.filelima_mm_tcc_arafcf.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119650
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectAnemia falciformept
dc.subjectAgente comunitáriopt
dc.subjectCapacitação de agente comunitáriopt
dc.titleCapacitação de agente comunitário de saúde em anemia falciformept
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication95697b0b-8977-4af6-88d5-c29c80b5ee92
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery95697b0b-8977-4af6-88d5-c29c80b5ee92
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Araraquarapt
unesp.undergraduateFarmácia-Bioquímica - FCFARpt

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