Publicação: Desvelando sentidos e políticas na gestão municipal: experiências e inspirações de uma secretária de educação
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Leite, Yoshie Ussami Ferrari 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT 33004129044P6
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta tese de doutorado intitulada “Desvelando sentidos e políticas no universo da gestão: experiências e inspirações de uma secretária de Educação” está vinculada à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Presidente Prudente. Tem como objetivo desvelar o universo da gestão educacional da rede municipal de Foz do Iguaçu, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2012, considerando experiências, sentidos e inspirações da autora, que atuou como secretária de Educação no período mencionado. Também objetiva identificar e analisar as principais políticas implementadas, suscitando um processo reflexivo sobre as experiências vivenciadas. A partir de questões que buscam saber como se revelam as experiências e como foram definidas e realizadas as políticas educacionais no período investigado, esta pesquisa adota uma perspectiva qualitativa. Compondo a fundamentação teórica, utiliza-se a abordagem do ciclo de políticas, que traz os contextos da influência, da produção de texto e da prática. Comparece, também, a teoria da atuação, que complementa teoricamente a pesquisa ao buscar compreender como as políticas acontecem na prática. Metodologicamente, são utilizados princípios da pesquisa narrativa e (auto)biográfica, cujas concepções envolvem o universo da subjetividade, das percepções e dos sentidos. O referencial teórico adota uma perspectiva pluralista, justificada em razão das escolhas teóricas, que englobam pesquisadores do campo das políticas públicas e da gestão, juntamente com estudiosos que abordam a pesquisa narrativa e (auto)biográfica. Como dispositivos de pesquisa, são utilizadas a autobiografia em conjunto com entrevistas narrativas realizadas junto a sete colaboradores, que atuaram em funções, setores e espaços distintos, durante o período estudado. Entrecruzando-se com as vivências da autora, as entrevistas se tornam o corpus do trabalho, cuja interpretação é realizada por meio da análise compreensiva interpretativa, que busca compreender trajetórias, percursos, experiências. O argumento central desta tese considera que a alternância das equipes gestoras, decorrente do processo eleitoral, resulta em mudanças nas políticas educacionais. No entanto, mudanças, que contribuam para a construção de uma sociedade que assegure o direito à dignidade e à educação para todos e todas, não ocorrem de maneira imediata e espontânea. Para que mudanças transformadoras se concretizem, é imprescindível um elevado grau de comprometimento, tanto político-social quanto pessoal, por parte de quem assume a responsabilidade pela condução das políticas educacionais nas Secretarias de Educação. Nesse contexto, o universo da subjetividade, que engloba os sentidos, as experiências e as percepções dos gestores, não pode ser desconsiderado. As singularidades constituintes da subjetividade humana são permeadas por outros fatores e interrelacionam-se, também, com vivências e experiências de outros atores. Espera-se que este trabalho possa trazer contribuições para o campo das políticas educacionais, em especial aos implementadores, no que tange aos desafios que permeiam e englobam a definição de programas e projetos educacionais.
Resumo (inglês)
This doctoral thesis entitled "Unveiling meanings and policies in the universe of management: experiences and inspirations of an Education secretary” is linked to the research line “Professional Development of Education Professionals, Educational Policies, and Public Schools”, of the Faculty of Sciences and Technology's Postgraduate Program at Education of Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente campus. It aims to reveal the universe of Foz do Iguaçu’s municipal system of educational management during the period from January 2008 to December 2012, with regard to experiences, meanings and inspirations of the author, who served as an Education secretary in that period. It also aims to identify and analyse the main policies implemented, prompting a reflective process on the experiences lived. From questions that seek to know how the experiences are revealed and how educational policies were defined and implemented in the investigated period, this research adopts a qualitative perspective. The theoretical foundation includes the policy cycle approach, which encompasses the contexts of influence, text production and practice. The theory of action is also present, conceptually complementing the research by seeking to understand how policies happen in practice. Methodologically, principles of narrative and (auto)biographical research are employed, involving the universe of subjectivity, perceptions and senses. The theoretical framework adopts a pluralistic perspective, justified by conceptual choices, which include researchers in the field of public policy and management, alongside scholars who adopt narrative and (auto)biographical research. As research instruments, autobiography and narrative interviews are used. Data were collected through interviews with seven collaborators who worked in different functions, sectors, and spaces during the period studied. Intersecting with the author's experiences, the interviews form the research corpus of the research, interpreted through a comprehensive interpretative analysis, which seeks to understand trajectories, paths, experiences. The central argument of this thesis posits that the rotation of management teams, resulting from the electoral process, leads to changes in educational policies. However, changes that contribute to the construction of a society that ensures the right to dignity and education for all do not occur immediately and spontaneously. For transformative changes to take place, a high degree of commitment, both political-social and personal, is essential on the part of those who assume responsibility for conducting educational policies in the Departments of Education. In this context, the universe of subjectivity, which encompasses the senses, experiences and perceptions of managers, cannot be disregarded. The singularities that constitute human subjectivity are permeated by other factors and interrelated with the experiences of other actors. It is expected that this doctoral research can bring contributions to the field of educational policies, especially for policymakers, by addressing the challenges that permeate and encompass the definition of educational programs and projects. It is expected that this doctoral research will contribute to the field of educational policies, especially for policymakers, by addressing the challenges that surround and encompass the definition of educational programs and projects.
Descrição
Palavras-chave
Educação municipal, Políticas educacionais, Abordagem do ciclo de políticas, Teoria da atuação, Pesquisa (auto)biográfica, Municipal education, Educational policies, Policy cycle framework, Theory of action, Narrative research, (Auto)biographical research
Idioma
Português
Como citar
PINTO, Joane Vilela. Desvelando sentidos e políticas na gestão municipal: experiências e inspirações de uma secretária de educação. Orientador: Yoshie Ussami Ferrari Leite. 2024. 351 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.