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Gestão da informação durante o isolamento social da pandemia: incidentes críticos e diagrama das competências em informação e digital em duas universidades públicas – Brasil e Portugal

dc.contributor.advisorGuaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Rita de Cássia Silva dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-05-29T17:51:49Z
dc.date.issued2025-03-31
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo observar e analisar a gestão da informação nos sistemas de informação da FAAC- UNESP Bauru e da Universidade Aberta de Portugal durante o período de isolamento social causado pela pandemia, medindo as competências informacionais e digitais na visão dos gestores da área de tecnologia. Portanto, investiga os impactos das mudanças pandêmicas ocorridas em três domínios: pessoas, processos e tecnologias, para apontar os procedimentos, ações e mudanças encontradas e as implicações para o futuro. A metodologia deste estudo tem natureza exploratório-descritiva e abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. A etapa qualitativa foi conduzida pela técnica de incidentes críticos (CIT), focada na identificação e análise de eventos significativos vivenciados pelos gestores durante a pandemia da COVID-19. A etapa quantitativa utilizou questionários baseados nos benchmarks de competência em informação de Belluzzo (2007) e no DigComp, benchmark europeu de competência digital (Vuorikari; Kluzer; Punie, 2022). A pesquisa foi realizada em duas universidades públicas: UNESP, Brasil, e UAb, Portugal. Na coleta de dados, a etapa qualitativa analisa, por meio de entrevistas com gestores de sistemas de informação, realizadas entre agosto de 2023 a fevereiro de 2025, os desafios enfrentados por esses gestores durante a pandemia. Na fase quantitativa, o questionário aplicou a escala Likert para avaliar informações e competências digitais referentes aos gestores e usuários. A análise de dados focou nos impactos em pessoas, processos e tecnologias, identificando padrões de respostas dos gestores às mudanças. Os resultados apresentados revelam a importância de analisar as percepções dos gestores de áreas-chave da gestão da informação sobre as competências informacionais e digitais dos usuários durante o isolamento social causado pela pandemia. A avaliação das competências de informação e a utilização de ferramentas digitais revelou uma valorização positiva das competências necessárias para trabalhar em diferentes ambientes de informação, embora também tenham sido identificadas áreas que necessitam de apoio adicional, para as quais a instituição pode oferecer formação específica. Além disso, os constrangimentos causados pelo isolamento e pelo teletrabalho durante a pandemia tornaram mais evidentes os pontos fortes e fracos dos próprios utilizadores e gestores. Embora seja necessária uma análise mais aprofundada, os desafios enfrentados durante o período pandêmico podem oferecer novas perspectivas sobre pessoas, processos e tecnologias. As principais limitações do estudo incluem, tratar-se de uma pesquisa exploratória descritiva, os casos de estudo apresentados serviram como elementos de referência, não sendo possível a sua generalização para além das próprias universidades pesquisadas. No entanto, os resultados implicam a necessidade de formação contínua em competências em informação e competências digitais, sugerindo que as instituições desenvolvam programas de formação direcionados e revejam as suas políticas de gestão de informação, sendo capazes de preparar melhor gestores e utilizadores para crises futuras e promover maior eficiência na integração de tecnologias em ambientes de ensino universitário. Este estudo produz conhecimento para a Ciência da Informação, em particular, através da aplicação da técnica dos incidentes críticos e da análise de competências em informação e competências digitais, no contexto do período de isolamento da pandemia COVID 19. Ao integrar esses elementos teóricos e práticos, o estudo oferece uma perspectiva aprofundada sobre os desafios enfrentados pelos gestores selecionados, gerando conhecimentos valiosos para o desenvolvimento de estratégias de gestão da informação mais eficazes em ambientes educacionais universitários.pt
dc.description.abstractThis research aims to observe and analyze information management systems of UNESP Bauru and the Open University of Portugal during the period of social isolation caused by the pandemic, measuring users’ information and digital skills (teachers, students and staff) and investigating the impacts of changes occurring in three domains: people, processes and technologies, to point out the procedures, actions and changes found and the implications for the future. The study has an exploratory-descriptive nature and a mixed approach, combining qualitative and quantitative methods. The qualitative stage was conducted by the critical incident technique (CIT), focused on identifying and analyzing significant events experienced by managers during the COVID-19 pandemic. The quantitative stage used questionnaires based on Belluzzo's (2011) information competency benchmarks and DigComp, a European digital competency benchmark (Vuorikari; Kluzer; Punie, 2022). The research was carried out at two public universities: UNESP, Brazil, and UAb, Portugal, covering managers of teaching/learning IT systems between March 2020 and March 2022. In data collection, the qualitative stage analyzes, through interviews , the challenges faced by systems managers during the pandemic. In the quantitative phase, the questionnaire applied the Likert scale to assess information and digital skills of managers and users. Data analysis focused on impacts on people, processes and technologies, identifying patterns of managers’ responses to changes. The data presented reveals the importance of analyzing the perceptions of managers in key areas of information management regarding users’ informational and digital skills during the social isolation caused by the pandemic. The assessment of information skills and the use of digital tools showed a positive appreciation of the skills needed to work in different information environments, although areas that require additional support were also identified, for which the institution can offer specific training. Furthermore, the constraints caused by isolation and teleworking during the pandemic made the strengths and weaknesses of users and managers themselves more evident. Although a more in-depth analysis is necessary, the challenges faced during the pandemic period can offer new perspectives on people and processes and technologies. The main limitations of the study include the focus on an atypical pandemic period, which restricts the generalization of the results, in addition to the subjectivity in qualitative responses and the sample limited to two public universities. However, the results imply the need for continuous training in information and digital skills, suggesting that institutions develop targeted training programs and review their information management policies, being able to better prepare managers and users for future crises and promote greater efficiency in integration of technologies in university teaching environments. This study produces knowledge for Information Science, in particular, by applying the critical incidents technique and analyzing skills in Information and Digital Skills, in the context of the isolation period of the COVID 19 pandemic. By integrating these theoretical and practical elements, the study offers an in-depth perspective on the challenges faced by the selected managers, generating valuable knowledge for the development of more effective information management strategies in university educational environments.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 200301/2022-5.
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.citationSANTOS, R. C. S. Gestão da informação durante o isolamento social da pandemia: incidentes críticos e diagrama das competências em informação e digital em duas universidades públicas – Brasil e Portugal. Orientadora: Tamara de Souza Brandão Guaraldo. 2025. 235 p. Tese (Doutorado em Ciência da informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.pt
dc.identifier.lattes4042031753124075
dc.identifier.orcid0000-0002-7647-1066
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310792
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectCiência da informaçãopt
dc.subjectGestão da informaçãopt
dc.subjectCompetência informacionalpt
dc.subjectCompetências digitaispt
dc.subjectMediação da informaçãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectIncidentes críticospt
dc.subjectInformation scienceen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectCommunicationen
dc.titleGestão da informação durante o isolamento social da pandemia: incidentes críticos e diagrama das competências em informação e digital em duas universidades públicas – Brasil e Portugalpt
dc.title.alternativeInformation management during the social isolation of the pandemic: critical incidents and the diagram of information and digital competencies in two public universities – Brazil and Portugalen
dc.typeTese de doutoradopt
dcterms.impactEsta pesquisa sobre a gestão da informação nos sistemas de informação da FAAC-UNESP Bauru e da Universidade Aberta de Portugal, durante o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, analisa as competências informacionais e digitais sob a perspectiva dos gestores de tecnologia, e revela implicações significativas para o futuro das instituições de ensino superior, especialmente em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes para as instituições de ensino superior, exigindo adaptações rápidas e eficazes na gestão da informação. A pesquisa em questão, ao observar e analisar a gestão da informação em duas universidades, destaca a importância de compreender as competências informacionais e digitais dos gestores e usuários. Este estudo não apenas contribui para a Ciência da Informação, mas também se alinha com vários ODS, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). Quanto ao impacto potencial da pesquisa, o cenário da pandemia expôs tanto as fortalezas quanto às fragilidades nas competências informacionais e digitais dos gestores e usuários. Portanto, a pesquisa se alinha diretamente com o ODS 4, que visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. A identificação de lacunas nas competências digitais e informacionais destaca a importância de desenvolver programas de formação que atendam às necessidades dos gestores e usuários, contribuindo para uma educação mais eficaz e adaptada às exigências do mundo contemporâneo. Além disso, a pesquisa também se relaciona com o ODS 9, que enfatiza a importância de construir infraestruturas resilientes e promover a inovação. A análise dos impactos em processos e tecnologias sugere que as instituições devem revisar suas políticas de gestão da informação e integrar tecnologias de forma mais eficiente, preparando-se para futuras crises e promovendo a inovação no ensino superior.pt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication6e65a6a6-2d63-48a4-99b9-274c26b437db
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unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaGestão, mediação e uso da informaçãopt

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