Logotipo do repositório
 

Publicação:
Autofagia acadêmica: a divulgação de conteúdos de C&T para além do ambiente científico

dc.contributor.advisorMachado, Afonso Antônio [UNESP]
dc.contributor.authorDuarte, Tatiana de Carvalho
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-11-02T17:18:35Z
dc.date.available2020-11-02T17:18:35Z
dc.date.issued2020-03-25
dc.description.abstractO acesso a produção científica no Brasil está condicionado a superação de barreiras como endogenia acadêmica, desequilíbrio educacional, má distribuição de renda, dentre outros fatores que tornam o acesso ao conhecimento restrito a pequenos e selecionados públicos. Com o advento das tecnologias e consequente aumento do alcance e da velocidade de transmissão de informações, houve uma falsa sensação de que o conteúdo técnico-científico romperia tais barreiras. Entretanto, as limitações técnicas e estruturais tornam ainda mais profundas as desigualdades e impossibilitam o acesso igualitário mesmo quando disponibilizado por vias digitais ou por plataformas acessíveis. Ainda, soma-se a esta equação os desafios trazidos pela desinformação, compartilhamento de Fakenews, o uso de bots para manipulação de conteúdos e aumento de alcance, as câmaras de eco limitadas pelos algoritmos, dentre outros. Diante desse cenário, a presente tese investigou três hipóteses-chave: a primeira referia-se à ausência de interesse, da população brasileira, por ciência; a segunda citava as redes sociais como inadequadas para divulgação científica; e a terceira analisava se os gestores de conteúdo científico gerem suas redes sociais de forma condizente. Como metodologia foram utilizadas revisão de literatura, gestão e métricas de redes sociais, e avaliação das estratégias de divulgação, pelo Facebook, de todas as revistas brasileiras indexadas na biblioteca do Scielo. A única hipótese considerada como válida associa-se a má gestão das redes sociais pelos criadores de conteúdo técnico científico. Diante disso a presente tese verificou que apenas 44% das revistas analisadas possuem página na rede social estudada. Destas 65% são caracterizadas com status negativo por possuir mais curtidas do que seguidores, o que impacta diretamente o seu alcance. A maior parte das revistas possui periodicidade indeterminada de postagens e algumas, mesmo sendo brasileiras, realizam suas publicações em inglês o que restringe ainda mais o público brasileiro consumidor deste conteúdo e dificulta a efetivação de uma identidade entre usuário-página. Ainda temos que a análise feita com os grafos de relação entre os usuários e a página demonstrou proeminência do estabelecimento de laços fracos nas páginas de maior alcance na rede. Enquanto as que se restringem aos seus pares, possuem laços fortes, mas alcance limitado. Para ampliar o alcance, por meio das interações via laços fracos, destacam-se determinados padrões de conduta como: adequação na linguagem das publicações, na periodização, no uso de recursos audiovisuais, no uso dos insights para analise de gestão da rede, entre outros tópicos listados nessa teses e que podem servir como uma espécie de guia para divulgação científica por meio das redes sociais no Brasil.pt
dc.description.abstractAccess to scientific production in Brazil is conditional on overcoming barriers such as academic endogeny, educational imbalance, poor income distribution, among other factors that make access to knowledge restricted to small and selected audiences. With the advent of technologies and the consequent increase in the range and speed of information transmission, there was a false feeling that the technical-scientific content would break these barriers. However, technical and structural limitations make inequalities even more profound and make equal access impossible even when made available through digital channels or accessible platforms. In addition, this equation includes the challenges brought about by misinformation, Fakenews sharing, the use of bots for manipulating content and increasing reach, the echo chambers limited by the algorithms, among others. Given this scenario, the present thesis investigated three key hypotheses: the first referred to the lack of interest, by the Brazilian population, in science; the second cited social networks as inappropriate for scientific dissemination; and the third analyzed whether scientific contente creators manage their social networks in a consistent manner. As a methodology, literature review, management and social network metrics were used, as well as evaluation of the dissemination strategies, by Facebook, of all Brazilian magazines indexed in the Scielo library. The only hypothesis considered to be valid is associated with the mismanagement of social networks by the creators of scientific and technical content. Therefore, the present thesis found that only 44% of the analyzed magazines have a page on the studied social network. Of these 65% are characterized with negative status for having more likes than followers, which directly impacts their reach. Most magazines have an indefinite periodicity of posts and some, even though they are Brazilian, carry out their publications in English, which further restricts the Brazilian audience consuming this content and makes it difficult to establish an identity between user-pages. We still have that the analysis made with the graphs of relationship between the users and the page demonstrated the prominence of the establishment of weak ties in the pages of greater reach in the network. While those that are restricted to their peers, have strong ties, but limited reach. To expand the reach, through interactions through weak ties, certain standards of conduct stand out, such as: adequacy in the language of publications, in periodization, in the use of audiovisual resources, in the use of insights for network management analysis, among other topics listed in this thesis and that can serve as a kind of guide for scientific dissemination through social networks in Brazil.en
dc.identifier.capes33004137066P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/194225
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEndogeniapt
dc.subjectDivulgação científicapt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectFacebookpt
dc.subjectRevistas científicaspt
dc.subjectEndogenyen
dc.subjectScientific disseminationen
dc.subjectMissinformationen
dc.subjectDesinformaçãoen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectScientific journalsen
dc.subjectASRen
dc.subjectComunicação na ciênciapt
dc.subjectDireito à informaçãopt
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.subjectTICpt
dc.titleAutofagia acadêmica: a divulgação de conteúdos de C&T para além do ambiente científicopt
dc.title.alternativeAcademic autofhagy: the dissemination of S&T content beyond the scientific environmenten
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDesenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaDivulgação científicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
duarte_tc_dr_rcla_par.pdf
Tamanho:
839.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
duarte_tc_dr_rcla_int.pdf
Tamanho:
2.59 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: