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Publicação:
Livro de literatura infantil produzido em libras: a usabilidade do QR Code como ferramenta de acessibilidade à produção de cultura letrada

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Orientador

Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A produção da cultura letrada em Libras tem se constituída imprescindível ao desenvolvimento da comunidade surda brasileira. Por meio dela, surdos têm se apropriado da cultura e das experiências humanas, produzindo conhecimento nesta língua. Entretanto, nota-se uma escassez de materiais produzidos por pessoas surdas em Língua de sinais, fato que vem dificultando aos surdos se apropriarem do conhecimento produzido em sua própria língua e, assim, acessarem recursos e artefatos culturais produzidos pela comunidade ouvinte, em língua portuguesa. Assim, o objetivo desta pesquisa foi propor e analisar o uso do código QR (Quick Response) como tecnologia de acesso à literatura infantil, produzida em Libras e traduzida para o português escrito. Tal proposta se justifica em razão de os Estudos Surdos em Educação valorizarem o cumprimento de políticas de acessibilidade que, em geral, garantem o direito aos artefatos da cultura dominante, considerada neste estudo pela disponibilidade do código QR (Quick Response) como ferramenta que poderá democratizar o acesso aos livros de literatura infantil – produzidos português. Trata- se de um Estudo de Caso no qual o com apoio e utilização da plataforma Zoom e Meet. A participante é filha de pais surdos, de nove anos de idade, que na ocasião da pesquisa frequentava o 4o ano do ensino fundamental, em uma escola bilíngue, localizada na cidade de São Paulo. Os procedimentos de coleta foram efetivados após a aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética - Plataforma Brasil, sob anuência e concordância dos familiares da criança. Os dados foram produzidos por meio da realização de encontros virtuais com o propósito de avaliar a aplicabilidade do QR Code em um livro de literatura e preenchimento de questionário(s) pela criança, para complementar os dados obtidos nos encontros. Os resultados evidenciaram limites e possibilidades de uso de tecnologia do QR Code como uma ferramenta tecnológica importante para a democratização da produção da cultura letrada – em formato bilíngue (libras/português), para alunos em processo de escolarização.

Resumo (inglês)

The production of literate culture in Libras has provided for the development of the Brazilian deaf community. Through it, deaf people have appropriated culture and human experiences, producing knowledge in this language. However, there is a shortage of materials produced by deaf people in sign language, a fact that has made it difficult for deaf people to appropriate the knowledge produced in their own language and, thus, access resources and cultural artifacts produced by the hearing community, in Portuguese. Thus, the objective of this research was to propose and analyze the use of the QR code (Quick Response) as a technology for accessing children's literature, produced in Libras and translated into written Portuguese. This proposal is justified by the fact that Deaf Studies in Education grant compliance with accessibility policies that, in general, guarantee the right to access the dominant culture, considered in this study due to the availability of the QR code (Quick Response), as a tool that can democratize access to children's literature books – produced in Portuguese. It is a Case Study, in which the data of this research were collected from the realization of dialogue meetings with a deaf child, with support and use of the zoom and meet platform. The participant is the nine-year-old daughter of deaf parents, who at the time of the research was attending the 4th year of elementary school, in a bilingual school, located in the city of São Paulo. The collection procedures were carried out after approval of the research project by the Ethics Committee - Platform Brazil, with the consent and agreement of the child's relatives. Data were produced by holding virtual meetings with the purpose of evaluating the applicability of the QR code in a literature book and completing interaction(s) by the child, to complement the data obtained in the meetings. The results showed limits and possibilities of using the QR Code technology, as an important technological tool for the democratization of the production of literate culture – in a bilingual format (Libras/ Portuguese), for students in the schooling process.

Descrição

Palavras-chave

Cultura letrada, Literatura infantil, Código QR, Educação bilíngue, Libras, Literate culture, Children’s literature, QR code, Bilingual education

Idioma

Português

Como citar

CASTILHO, Tarcísio Paciulo. Livro de literatura infantil produzido em libras: a usabilidade do QR Code como ferramenta de acessibilidade à produção de cultura letrada. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.

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