Logotipo do repositório
 

Publicação:
Cursinhos preparatórios para residência médica: reflexões sobre possíveis causas e consequências

dc.contributor.authorHamamoto Filho, Pedro Tadao [UNESP]
dc.contributor.authorZeferino, Angélica Maria Bicudo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:20:54Z
dc.date.available2021-07-14T10:20:54Z
dc.date.issued2011-12
dc.description.abstractBrazilian higher education has undergone significant changes in recent years, following the university reform and the expansion of the private sector. There are a growing number of medical schools, yet the number of medical residency places has not increased accordingly. The stiff competition for residency places can lead students to seek study support, such as preparatory courses. The presence of students in these courses can have a negative influence on the learning methods of trainee doctors, as the latter are subjected to restrictive study routines and standards. Understanding these courses as a reflection of the imbalance of health and education policies, there is an identifiable need for health education policies based on social needs.en
dc.description.abstractO ensino superior brasileiro tem sofrido mudanças significativas nas últimas décadas após a reforma universitária e a ampliação do setor privado. O número de escolas médicas é crescente, porém não tem sido acompanhado do aumento do número de vagas de residência médica. A competição acirrada por vagas de residência médica pode levar os estudantes a buscar auxílios para estudo, como os cursinhos preparatórios. A presença de estudantes nestes cursinhos pode influenciar negativamente o modo de aprendizagem dos médicos em formação, por estes se submeterem a normas de condutas e rotinas de estudo enrijecedoras. Entendendo os cursinhos como reflexo do desequilíbrio de políticas educacionais e de saúde, aponta-se a necessidade de políticas de formação profissional em saúde embasadas em necessidades sociais.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent550-556
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400015
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica. Brasília, DF, Brazil: Associação Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 4, p. 550-556, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S0100-55022011000400015
dc.identifier.fileS0100-55022011000400015.pdf
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.issn1981-5271
dc.identifier.scieloS0100-55022011000400015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211206
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médica
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectMedical Educationen
dc.subjectResidencyen
dc.subjectPreparatory Coursesen
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectEducação Médicapt
dc.subjectResidência Médicapt
dc.subjectCursinhos Preparatóriospt
dc.subjectEnsino Superiorpt
dc.titleCursinhos preparatórios para residência médica: reflexões sobre possíveis causas e consequênciaspt
dc.title.alternativePreparatory courses for medical residency: reflections on possible causes and consequencesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-55022011000400015.pdf
Tamanho:
106.67 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções