Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Sociedade Brasileira de Fruticultura

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo do presente estudo foi a determinação das perdas físicas e econômicas de banana em diferentes equipamentos varejistas na Cidade de Botucatu - SP e suas possíveis causas. Os equipamentos foram sorteados aleatoriamente. As informações foram coletadas através da aplicação de questionário para a determinação das perdas de três variedades de banana. O resultado mostrou perda global de 39 toneladas, correspondente a 11,1% da quantidade comercializada, sendo 10,5% em supermercados, 15,0% em quitandas/sacolões e 10,6% em feiras livres. O valor total das perdas anuais atingiu R$ 35.038,00, em valores de maio de 2002. A manipulação excessiva do cliente, excedente de oferta, uso de embalagem inadequada e baixa qualidade da fruta foram as principais causas de perdas. Conclui-se pela necessidade de conscientização do cliente, do uso de embalagens plásticas e de cuidados no manuseio da fruta durante toda pós-colheita.

Resumo (inglês)

The objective of this research was to determinate the physics and economic banana's loss and its possible reason, in several retail trades in the city of Botucatu - SP. The equipments were drawn aleatory. The information were collected through questions applied to people to determine the annual loss of three different varieties of banana. The results showed that all loss was 39 ton., that represents 11,1% of all saled in retail trades, with 10,5% in supermarkets, 15% in grocery store/retail shops, and 10,6% in free markets. The retail trade showed an annual loss of R$ R$ 35.038,00, in values of may/2002. The excessive handling by the client, excess offering inadequate packing, and low quality of fruit were the most important cause of losses. It was possible to conclude that, the client's behavior should be better, the plastic packing utilization, and caution in the handling during all the post harvest process.

Descrição

Palavras-chave

banana, perdas, varejo, banana, loss, retail

Idioma

Português

Como citar

Revista Brasileira de Fruticultura. Sociedade Brasileira de Fruticultura, v. 25, n. 2, p. 229-234, 2003.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação