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Caminhos para a docência: trajetória social, habitus e capital cultural

dc.contributor.advisorFernandes, Maria José da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, Katia Lidiane de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-11-08T13:02:37Z
dc.date.available2021-11-08T13:02:37Z
dc.date.issued2021-08-13
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo analisar relações entre trajetória social, disposições culturais e concepções docentes. Partindo de uma investigação da origem familiar e das condições objetivas e simbólicas presentes na vida dos professores entrevistados, busca se conhecer as relações dessas trajetórias com a escolha pela docência e suas concepções de educação. O presente estudo contribui para a desmistificação e ruptura do mito da “escola libertadora” e busca construir caminhos para compreender os processos analisados em sua complexidade. Para isso, a pesquisa fundamenta-se no conhecimento praxiológico e em conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu, destacando-se trajetória social, capital cultural e habitus. A pesquisa empírica, de base qualitativa, utilizou-se da triangulação como técnica investigativa, com base na mobilização de três instrumentos de coleta de dados: questionário, mosaico artístico e entrevista semiestruturada. A análise apresentada aponta alguns resultados principais: As professoras entrevistadas pertencem, em sua maioria, às classes populares; Todas elas valorizam a docência em seus aspectos subjetivos, mas as professoras que tiveram trajetórias com capital econômico menos privilegiado tendem a valorizar mais a profissão também com relação às condições de vida possibilitadas após a docência; As disposições culturais demonstradas pelas professoras carregam grande relação com suas trajetórias docentes. Compreender a materialidade presente nas questões simbólicas, sobretudo, na trajetória de professores, pode ser essencial para a construção a novos caminhos, que se ocupem de interrogar o sistema de ensino e os critérios definidores de uma cultura legítima.pt
dc.description.abstractThis research has as objective to analyze relations between social trajectory, cultural dispositions and teaching conceptions. Starting from an investigation of the family origin and the objective and symbolic conditions present in the lives of the interviewed teachers, we seek to know the relationship of these trajectories with the choice of teaching and their conceptions of education. The present study contributes to the demystification and rupture of “liberating school” myth and seeks to build ways to understand the processes analyzed in their complexity. For this, the research is based on praxiological knowledge and concepts developed by Pierre Bourdieu, highlighting social trajectory, cultural capital and habitus. The empirical research, with a qualitative basis, used triangulation as an investigative technique, from the mobilization of three data collection instruments: questionnaire, artistic mosaic and semi-structured interview. The analysis presented points out some main results: The interviewed teachers belong, in it’s majority, to the popular classes; All of them value teaching in its subjective aspects, but teachers who had trajectories with less privileged economic capital tend to value the profession more in relation to the living conditions made possible after teaching; The cultural dispositions demonstrated by the teachers also bear a strong relationship with their teaching trajectories. Understanding the materiality present in symbolic issues, especially in the trajectory of teachers, can be essential for the construction of new paths, which are concerned with questioning the education system and the defining criteria of a legitimate culture.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipId130185/2019-1
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/215020
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectDocênciapt
dc.subjectTrajetória socialpt
dc.subjectHabituspt
dc.subjectCapital Culturalpt
dc.subjectSociologia da educaçãopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectSocial trajectorypt
dc.subjectTrayectoria socialpt
dc.titleCaminhos para a docência: trajetória social, habitus e capital culturalpt
dc.title.alternativePaths to teaching: social trajectory, habitus and cultural capitalpt
dc.title.alternativeCaminos hacia la docencia: trayectoria social, habitus y capital culturalpt
dc.title.alternativeParcours pédagogiques : trajectoire sociale, habitus et capital culturelpt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

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