Logotipo do repositório
 

Publicação:
Indicadores para gestão empresarial no setor sucroalcooleiro

dc.contributor.advisorCagnon, José Angelo [UNESP]
dc.contributor.advisorSeraphim, Odivaldo José [UNESP]
dc.contributor.authorLazarini, Paulo Cesar [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:42Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:42Z
dc.date.issued2010-12-10
dc.description.abstractA imensa superfície do território nacional está quase toda localizada em regiões tropicais e chuvosas, oferecendo excelentes condições para a cultura da cana-de-açúcar e que torna o Brasil um dos maiores produtores mundiais. Com a finalidade de aumentar a produção, as usinas sucroalcooleiras buscam constantemente o aprimoramento na área tecnológica, tornando-se cada vez mais importante para o crescimento da economia do Brasil. O portfólio de produtos de uma usina sucroalcooleira basicamente era a produção de açúcar e álcool para o mercado interno e externo, porém, conta hoje também com a geração de energia elétrica gerada a partir da queima de resíduos do processamento da cana-de-açúcar. Riscos e incertezas devido a crises mundiais e ao país ainda por estar em fase de desenvolvimento econômico sustentável sempre rondam o setor sucroalcooleiro e mesmo assim o setor tem apresentado alto crescimento na última década. Devido a essa a evolução do setor, este requer uma ferramenta com a finalidade de auxiliar e melhorar as tomadas de decisões pelos empresários que desejam ingressar nessa modalidade de negócio ou para os administradores na avaliação do desempenho atual de uma usina sucroalcooleira. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um método teórico de análise através do conjunto de Indicadores para Gestão Empresarial, os quais mostram se o momento atual do setor sucroalcooleiro está favorável, estável ou desfavorável à captação de investimentos empresariais. A criação dos Indicadores de Gestão Empresarial começa a partir da coleta de dados agrícolas, comercias e técnicos referentes ao setor sucroalcooleiro, no período de 2000 a 2009, onde o pesquisador não influencia em nenhuma das variáveis, mas apenas coleta os dados e procura as relações entre elas. A partir das relações obtidas, cria-se um conjunto de Indicadores...pt
dc.description.abstractThe vast area of Brazil is almost entirely located in tropical and rainy regions, offering excellent conditions for the sugarcane cultivation making Brazil one of the leading world producers. In order to increase production, sugarcane mills are constantly seeking improvement in the technology sector, becoming increasingly important for economic growth in Brazil.The sugarcane mill product portfolio was, to basically produce sugar and alcohol for domestic and foreign markets, however, nowadays, it also produces electric power generated from the waste burning from of the sugarcane processing. Risks and uncertainties always haunt the sugarcane sector due to global crises and for Brazil still being on stage for sustainable economic development. Yet, this sector has experienced high growth over the last decade. Because of this industry evolution, it requires a tool aiming to support and improve decision making by entrepreneurs who want to join in this kind of business or for managers to assess the current performance of a sugarcane mill. The objective was to develop a theoretical method of analysis through a set of Business Management Indicators, which shows whether if the current time of the sugarcane industry is favorable, unfavorable or stable to attract business investment. The creation of Business Management Indicators starts from the agricultural, commercial and technical data collection for the sugar and ethanol sector among 2000 to 2009, which the researcher does not influence in any of the variables, but only collects the data and search for relations between them. From the relations obtained, we produced a set of Business Management Indicators of that will compose a verification spreadsheet of favorability, stability and unfavorably of the sugar and ethanol industry. The data allowed the creation of 18 relations, 6 between the agricultural and economic areas, five among the technical... (Complete abstract clik electronic access below)en
dc.format.extent114 p. il. color., grafs., tabs.
dc.identifier.aleph000636209
dc.identifier.capes33004064021P7
dc.identifier.citationLAZARINI, Paulo Cesar. Indicadores para gestão empresarial no setor sucroalcooleiro. 2010. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, 2010.
dc.identifier.filelazarini_pc_me_botfca.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90615
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectIndicadores estatisticospt
dc.subjectAgricultura - Indicadorespt
dc.subjectIndicadores econômicospt
dc.subjectGestão empresarial - indicadorespt
dc.subjectSugarcane millen
dc.subjectBusiness managementen
dc.subjectManagement indicatorsen
dc.titleIndicadores para gestão empresarial no setor sucroalcooleiropt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatupt
unesp.graduateProgramAgronomia (Energia na Agricultura) - FCApt
unesp.knowledgeAreaEnergia na agriculturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lazarini_pc_me_botfca.pdf
Tamanho:
3.2 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format