Publicação: A música na Semana de Arte Moderna: uma revisão bibliográfica
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Castagna, Paulo Augusto 

Coorientador
Pena, Eder Wilker Borges
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa teve como objetivo revisar a bibliografia relacionada à música na Semana de Arte Moderna, apresentando os títulos produzidos ao longo dos cem anos subsequentes ao evento e investigando como diferentes abordagens surgiram entre os diversos autores. Para a revisão bibliográfica, foram pesquisados títulos em revistas acadêmicas e repositórios online de universidades brasileiras. Os títulos encontrados foram organizados e listados cronologicamente, e, dentre eles, selecionamos seis que se destacam por apresentar abordagens e métodos de análise distintos sobre o evento. As obras analisadas incluem: O Coro dos Contrários: a música na Semana de 22, de J. M. Wisnik; Villa-Lobos e o modernismo na música brasileira, de Bruno Kiefer; O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: modernismo no Brasil antes da Semana, de Manoel A. Corrêa do Lago; Villa-Lobos: um antimodernista na Semana de 22, de Eduardo Seincman; O que se ouviu e o que não se ouviu na Semana de 22, de Lívio Tragtenberg; e A Semana de 22 e o elemento nacional-modernista sobre a música no Brasil, de Flávio Barbeitas. Esses textos representam diferentes perspectivas sobre a produção musical de 1922, cada um oferecendo uma análise de diferentes elementos que foram incorporados ao debate ao longo das décadas. Por fim, comparamos essas análises, destacando as similaridades, diferenças e tendências dentro do âmbito historiográfico que envolveram o modernismo musical brasileiro em diálogo com a Semana de 1922.
Resumo (inglês)
The present research aimed to review the bibliography related to music at the Modern Art Week, presenting the titles produced over the hundred years following the event and investigating how different approaches emerged among the different authors. For the bibliographic review, titles were searched in academic journals and online repositories of Brazilian universities. The titles found were organized and listed chronologically, and, among them, we selected six that stand out for presenting different approaches and analysis methods about the event. The works analyzed include: O Coro dos Contrários: a música na Semana de 22, by J. M. Wisnik; Villa-Lobos e o modernismo na música brasileira, by Bruno Kiefer;O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: modernismo no Brasil antes da Semana, by Manoel A. Corrêa do Lago; Villa-Lobos: um antimodernista na Semana de 2, by Eduardo Seincman; O que se ouviu e o que não se ouviu na Semana de 22, by Lívio Tragtenberg; and A Semana de 22 e o elemento nacional-modernista sobre a música no Brasil, by Flavio Barbeitas. These texts represent different perspectives on the musical production of 1922, each offering a unique analysis of the elements that have been incorporated into the debate over the decades. In the present work, we compare these analyses, highlighting the similarities, differences and trends within the historiographical scope that involve 1922 modernism and music.
Descrição
Palavras-chave
Música - História e crítica, Música brasileira, Modernismo, Semana de Arte Moderna
Idioma
Português
Como citar
LIMA, Leonardo Oliveira de. A música na Semana de Arte Moderna: uma revisão bibliográfica. Orientador: Paulo Castagna. 2024. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.