Logo do repositório
 

História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Christov, Profa. Dra. Luiza Helena da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Essa dissertação pesquisou sobre a utilização do cinema em sala de aula. Através de três publicações que tratam diretamente do assunto e escritos governamentais que remontam desde a década de 1930 até os dias de hoje, procurou-se fazer um levantamento sobre o cinema como recurso didático. No processo pude constatar quais usos foram dados ao cinema ao longo da história da educação no Brasil e quais são as tendências para a utilização desse recurso diante dos desafios impostos à educação pela pós-modernidade. Amparado pela tríade Fazer/Ver/Contextualizar, o trabalho com o cinema em sala de aula poderia alcançar mais amplamente seus objetivos: produzir sentido na vida dos nossos jovens para uma educação libertadora

Resumo (inglês)

This thesis researched the use of motion-pictures in the classroom. Through the use of three publications that discuss directly about the subject and official material from the 1930‘s to the present, one's looked for a investigation about the motion-pictures as a didactic resource. During the process I could verify wich uses had been given to the cinema alongside the history of education in Brazil and wich are the tendencies to the use of this resource before the challenges imposed to education by postmodern condition. Upheld by the triad to perform/to read/ to contextualize, the work with motion-pictures in the classroom could reach widely its objectives: meaning in the life of our young people for a liberating education

Descrição

Palavras-chave

Cinema, Cinema na educação, Cinema e história, Arte - Estudo e ensino

Idioma

Português

Citação

FREITAS, Enio Tadeu de. História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula. 2011. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação