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Publicação:
A temática da violência escolar na formação docente inicial: das lacunas existentes às discussões necessárias

dc.contributor.authorBadia, Denis Domeneghetti [UNESP]
dc.contributor.authorPoli, Ana Paula [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:28Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:28Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis paper emerged from a reflection on the troubles afflicting and shocked teachers, especially early in his career, among which stands out both in studies and in reports propagated by the teachers themselves: the violence manifested in and out of classrooms. Given this finding and the obvious need for overcoming beyond ephemeral measures, this research outlines two equally important goals: a) incite the discussion of violence at the time of initial teacher training as well as the emergence of new studies concerning this subject in academic research and b) transgress the tradition of research that consists in recommending prescriptions to be applied about how banning school violence, disregarding the peculiarities of each context. These objectives are derived from following question: which strategies are developed in undergraduate courses that aim to preparing of future teachers to deal with the phenomenon of violence in elementary school? Intending to answer this question and, therefore, contemplate the objectives outlined we opted for specialized bibliographic material analysis, systematically selected as the method. As a main result, it was found that the discussion of the theme of school violence in the initial teacher training is something still scarce in practice and incipient in the sphere of research. Therefore, we emphasize the importance of strengthening of this discussion so that when they get into career teaching, future teachers feel adequately subsidized up to face the everyday challenges that may manifest over the profession.en
dc.description.abstractO presente artigo emergiu de uma reflexão sobre os percalços que afligem e chocam os professores, sobretudo no início da carreira, entre os quais se destaca tanto nos estudos quanto nos relatos propalados pelos próprios professores: a violência manifestada dentro e fora das salas de aula. Dada essa constatação e a evidente necessidade de sua superação para além de medidas efêmeras, esta pesquisa traça dois objetivos igualmente relevantes: a) incitar a discussão sobre a violência no momento da formação docente inicial, bem como o surgimento de novos estudos acerca dessa temática no âmbito da pesquisa acadêmica; e b) transgredir a tradição de pesquisas que consistem em recomendar prescrições a serem aplicadas sobre como banir a violência escolar, desconsiderando as peculiaridades de cada contexto. Tais objetivos são provenientes da seguinte questão norteadora: quais estratégias são desenvolvidas nos cursos de licenciatura e que visam à preparação do futuro professor para lidar com o fenômeno da violência na escola básica? Intentando responder a essa questão e, portanto, contemplar os objetivos delineados, optou-se pela análise de material bibliográfico especializado, sistematicamente selecionado, como procedimento metodológico. Como principal resultado, verificou-se que a discussão da temática da violência escolar na formação inicial é algo ainda escasso na prática e incipiente na esfera da pesquisa. Assim sendo, enfatiza-se a importância do fortalecimento de tal discussão, a fim de que, ao ingressarem na carreira docente, os futuros professores sintam-se devidamente subsidiados para enfrentarem os desafios cotidianos que venham a se manifestar ao longo do exercício da profissão.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau-Km 1, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau-Km 1, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent171-184
dc.identifierhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewArticle/2490
dc.identifier.citationConjectura: Filosofia e Educacao, v. 19, n. 3, p. 171-184, 2014.
dc.identifier.fileISSN2178-4612-2014-19-03-171-184.pdf
dc.identifier.issn2178-4612
dc.identifier.lattes2883027830027921
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124689
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofConjectura: Filosofia e Educacao
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSchool violenceen
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectBasic Educationen
dc.subjectViolência escolarpt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectEducação Básicapt
dc.titleA temática da violência escolar na formação docente inicial: das lacunas existentes às discussões necessáriaspt
dc.title.alternativeThe theme of school violence in initial formation of teacher: from existing faults to the necessary discussionsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2883027830027921
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

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