Publicação: A voz dos oprimidos: a invisibilidade dos jovens que estão em medida socioeducativa
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Arquivos
Data
2021
Autores
Orientador
Fonseca, Débora Cristina 

Coorientador
Cardoso, Priscila Carla
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este trabalho tem como tema a (in) visibilidade dos jovens que se encontram em medida socioeducativa em meio aberto, seja ela liberdade assistida (LA) ou prestação de serviços à comunidade (PSC). O objetivo consistiu em buscar elementos que possibilitem identificar o histórico de aproximação com o ato infracional, a experiência de cumprimento de medidas socioeducativas, se a socioeducação é efetiva e sobre possíveis projetos de futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise foi realizada a partir de dados coletados em entrevistas semiestruturadas. Para tanto foi utilizado a análise de conteúdo, com base teórica em uma perspectiva crítica de Educação. Ao final do trabalho, ficou evidente o quanto o jovem periférico é excluído da sociedade, tendo a criminalização uma forma de ser incluído e visto pela sociedade. A socioeducação vivenciada por estes jovens não possibilita o rompimento com a infração, pois seus direitos continuam sendo violados, bem como os projetos para o futuro mantem-se na lógica da entrada formal no mercado de trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português