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Publicação:
Inovação aberta: uso e implicações nas indústrias de confecção do norte do Paraná

dc.contributor.advisorBotura Júnior, Galdenoro [UNESP]
dc.contributor.authorRossi, Andressa Karen
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-05-18T13:15:55Z
dc.date.available2018-05-18T13:15:55Z
dc.date.issued2018-04-03
dc.description.abstractA concorrência entre as empresas mostra que a necessidade de inovar e se diferenciar é cada vez mais premente e as organizações estão se conscientizando mais desta tendência. A inovação está se tornando um processo aberto mediante a natureza colaborativa e distributiva que o trabalho e o compartilhamento de conhecimento têm influenciado. O conceito de Inovação Aberta se caracteriza como um modelo de desenvolvimento de produtos ou tecnologias colaborativas, onde as indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. Esse tipo de inovação tem avançado e as empresas tem se valido dela em função das ideias e estratégias serem discutidas externamente, mantendo o caráter colaborativo, possibilitando a geração de novos conhecimentos que, ao serem disponibilizados em seu entorno, elevam a lucratividade com seus potenciais. Esta pesquisa teve como objetivo retratar o cenário da Inovação Aberta nas Indústrias da Confecção, tendo como estudo de caso as indústrias da confecção do Polo do Norte do Estado do Paraná, de forma a identificar, quantificar e qualificar o uso da Inovação Aberta nestas indústrias, analisando o potencial que a adoção desta abordagem tem para modificar o atual cenário industrial da região. A pesquisa identificou que os altos investimentos realizados pelas empresas participantes são direcionados para o departamento de pesquisa e desenvolvimento que estão ligados diretamente com ás práticas da Inovação Aberta. Os resultados obtidos também mostram que 68% das indústrias não tem nenhum conhecimento sobre o esse tipo de inovação. Entretanto, mesmo sem o conhecimento sobre a temática as indústrias estão praticando algumas ações colaborativas e participativas da Inovação Aberta e estão obtendo ganhos em melhorias no desenvolvimento de seus produtos.pt
dc.description.abstractThe competition among companies shows that the need to innovate and differentiate is increasingly pressing and organizations become more and more aware of this t rend. Innovation is becoming an increasingly open process through the collaborative and distributive nature that the labor and knowledge sharing have influenced. The concept of Open Innovation is characterized as a model for the development of collaborativ e products or technologies, where industries and organizations promote ideas, thoughts, processes and open researches, aiming to improve the development of its products, provide better services for its customers, increase efficiency and enhance value added . This kind of innovation has advanced and companies have made use of it in terms of ideas and strategies to be discussed externally, keeping the collaborative character, allowing the generation of new knowledge which, when being made available in its envi ronment, increases its profitability with its potential. This research aims to portray the scenario of Open Innovation in the Clothing Industries, having as a case study the Clothing Industries of the North Pole of the State of Paraná, in order to identify , quantify and qualify the use of Open Innovation in these industries, analyzing the potential that the adoption of this approach has to modify the current industrial scenario of the region. The research identified that the high investments made by the par ticipating companies are directed to the research and development departments which are directly linked to the practices of Open Innovation. The obtained results also show that 68% of the industries have no knowledge about this type of innovation. However, even without knowledge about the issue, the industries are practicing some collaborative and participative actions of Open Innovation and are gaining in improvement in the development of their products.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000901941
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154003
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDesignen
dc.subjectInovação abertapt
dc.subjectIndústria da confecçãopt
dc.subjectErgonomia organizacionalpt
dc.subjectOpen innovationen
dc.subjectClothing industryen
dc.subjectOrganizational ergonomicsen
dc.titleInovação aberta: uso e implicações nas indústrias de confecção do norte do Paranápt
dc.title.alternativeOpen innovation: use and implications in the north of Paraná confectionery industryen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt
unesp.researchAreaErgonomiapt

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