Logo do repositório

Indexação de partitura musical: uma proposta de modelo de leitura documentária

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Fujita, Mariângela Spotti Lopes

Coorientador

Dal'Evedove, Paula Regina

Pós-graduação

Ciência da Informação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A partitura musical pode ser considerada como um tipo de documento não-textual e textual ao mesmo tempo, permitindo estabelecer como premissa que a partitura musical pode ser considerada enquanto documento não-verbal e textual ao mesmo tempo, porém tem sido tratado como um documento apenas textual; o indexador da partitura musical possui falta de conhecimento especializado e insuficiente para atender às necessidades dos usuários que buscam esse tipo de documento; e escassez de publicações envolvendo o processo de indexação da partitura musical. A hipótese foi de que para que se realize a leitura documentária da partitura musical é preciso obter conhecimento múltiplo (processo de indexação, teoria musical e leitura de partitura musical). A tese defendida foi de que haveria pontos estratégicos da partitura musical em sua estrutura que poderiam ser utilizados para realizar a sua leitura documentária, de modo a possibilitar esse tipo de documento enquanto não-textual e textual ao mesmo tempo e obter subsídios para a elaboração do modelo de leitura documentária. O objetivo geral foi de propor o modelo de leitura documentária para a indexação de partitura musical. Como objetivos específicos foram: aprofundar a literatura publicada interdisciplinar sobre indexação de partitura musical; elaborar um estudo teórico sobre partitura musical como documento imagético textual e não verbal; identificar informações compostas na partitura musical para serem utilizadas como assunto, na representação temática e investigar o procedimento de leitura documentária feito por indexadores no processo em acervos especializados em música como parte empírica do desenvolvimento do estudo. Os procedimentos metodológicos foram compostos pelo mapeamento sistemático, para aprofundamento teórico-analítico da estrutura da partitura musical e protocolo verbal individual, para verificar como o processo de indexação é realizado na prática. Para realizar a análise do mapeamento sistemático utilizou-se o software parsifal e foram estabelecidas sete categorias de análise, com base na transcrição dos protocolos verbais e na literatura da fundamentação teórica. Os resultados mostraram que a conceituação da partitura musical está relacionada à sua forma e ao seu conteúdo, no caso, tipo de partitura e instrumentação, respectivamente. A análise da estruturação mostrou que essa informação pode estar composta na partitura. E a análise empírica do processo de indexação mostraram que, em sua maioria, ela é tratada como documento textual. Como conclusão, foi possível compreender a estrutura da partitura e sua conceituação, principalmente, realizar o desenvolvimento do modelo de leitura documentária. Também foi possível confirmar a hipótese do conhecimento múltiplo e defender a tese de que é possível encontrar essas informações em pontos estratégicos da partitura musical que podem ser utilizados no modelo de leitura documentário.

Resumo (inglês)

Over the years, the process of indexing collections with musical scores has been investigated, identifying problems related to storage and preservation conditions; regulations and conditions for making them available for research and dissemination; and cataloging systems, with inconsistencies in the representation and retrieval of this type of document. Thus, the premises of the research are based on: the musical score as a non-verbal and textual document at the same time, but it has been treated as only textual; the indexer of the musical score, with a lack of specialized knowledge and insufficient to meet the needs of users looking for this type of document; and the scarcity of publications involving the process of indexing the musical score. The hypothesis was that in order to carry out document reading of musical scores, it is necessary to obtain multiple types of knowledge (indexing process, music theory and musical score reading). The thesis that was sought to be corroborated was that there are strategic points of the musical score in its structure that can be used to carry out its documentary reading, in order to enable this type of document to be non-verbal and visual at the same time and to obtain subsidies for the elaboration of the documentary reading model. The general objective was to propose a documentary reading model for indexing musical scores. The specific objectives were: to delve into the published interdisciplinary literature on indexing musical scores; to carry out a theoretical study on musical scores as textual and non-verbal imagery documents; to identify information composed in musical scores to be used as a subject in thematic representation; to investigate the documentary reading procedure carried out by indexers in specialized music collections as an empirical part of the study's development; and to propose a documentary reading model for indexing musical scores. The methodological procedures consisted of systematic mapping, for a theoretical-analytical study of the structure of the musical score, and an individual verbal protocol, to verify the empirical part of the indexing process. The parsifal software was used to analyze the systematic mapping and seven categories of analysis were established, based on the transcription of the verbal protocols and the literature of the theoretical foundation. A total of 13 papers were analyzed in the results. The results showed that the conceptualization of the musical score is related to its form and content, in this case, type of score and instrumentation, respectively. The analysis of structuring showed that this information can be composed in the score. And the empirical analysis of the indexing process carried out by the experts also showed that, for the most part, it is treated as a textual document. In conclusion, it was possible to achieve the proposed objectives, such as understanding the structure of the score and its conceptualization, but above all, it was possible to carry out the development of the documentary reading model, observe the premises in the analyses, answer the questions established by the problem about how the process is carried out, confirm the hypothesis of multiple knowledge and defend the thesis that it is possible to find this information at strategic points in the musical score that can be used in the documentary reading model.

Resumo (espanhol)

A lo largo de los años, se ha investigado el proceso de indización de colecciones con partituras musicales, identificando problemas relacionados con las condiciones de almacenamiento y conservación; la normativa y las condiciones para ponerlas a disposición de la investigación y la difusión; y los sistemas de catalogación, con incoherencias en la representación y recuperación de este tipo de documentos. Así, las premisas de la investigación se basan en: la partitura musical como documento no verbal y textual al mismo tiempo, pero que ha sido tratado como sólo textual; el indizador de la partitura musical, con falta de conocimiento especializado e insuficiente para atender las necesidades de los usuarios que buscan este tipo de documento; y la escasez de publicaciones que involucren el proceso de indización de partituras musicales. La hipótesis fue que para realizar la lectura documental de partituras musicales es necesario tener múltiples tipos de conocimiento (proceso de indexación, teoría musical y lectura de partituras musicales). La tesis que se buscó corroborar fue que existen puntos estratégicos de la partitura musical en su estructura que pueden ser utilizados para realizar su lectura documental, a fin de posibilitar que este tipo de documento sea no verbal y visual al mismo tiempo y obtener subsidios para la elaboración del modelo de lectura documental. El objetivo general era proponer un modelo de lectura documental para la indización de partituras musicales. Los objetivos específicos fueron: profundizar en la literatura interdisciplinar publicada sobre indización de partituras musicales; realizar un estudio teórico sobre las partituras musicales como documentos textuales y de imágenes no verbales; identificar la información compuesta en las partituras musicales para ser utilizada como temas en la representación temática; investigar el procedimiento de lectura documental realizado por los indizadores en colecciones especializadas de música como parte del desarrollo empírico del estudio; y proponer un modelo de lectura documental para la indización de partituras musicales. Los procedimientos metodológicos consistieron en un mapeo sistemático, para profundizar en la comprensión teórico-analítica de la estructura de la partitura musical, y un protocolo verbal individual, para verificar la parte empírica del proceso de indización. Se utilizó el software parsifal para analizar la cartografía sistemática y se establecieron siete categorías de análisis, basadas en la transcripción de los protocolos verbales y en la bibliografía de la fundamentación teórica. En los resultados se analizaron un total de 13 trabajos. Los resultados mostraron que la conceptualización de la partitura musical está relacionada con su forma y contenido, en este caso el tipo de partitura y la instrumentación, respectivamente. El análisis de estructuración demostró que esta información puede componerse en la partitura. Y el análisis empírico del proceso de indexación realizado por los expertos también mostró que, en su mayor parte, se trata como un documento textual. En conclusión, fue posible alcanzar los objetivos propuestos, como comprender la estructura de la partitura y su conceptualización, pero sobre todo, fue posible desarrollar el modelo de lectura documental, observar las premisas en los análisis, responder a las preguntas establecidas por el problema sobre cómo se realiza el proceso, confirmar la hipótesis del conocimiento múltiple y defender la tesis de que es posible encontrar esta información en puntos estratégicos de la partitura musical que pueden ser utilizados en el modelo de lectura documental.

Descrição

Palavras-chave

Indexação, Leitura documentária, Partitura musical, Partituras, Indexação de partitura musical, Acervos de partituras musicais especializados em música, Indexing, Scores, Documentary reading

Idioma

Português

Citação

TOLARE, Jessica Beatriz. Indexação de partitura musical: uma proposta de modelo de leitura documentária. 2025. 281 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação