Logo do repositório

Indexação de partitura musical: uma proposta de modelo de leitura documentária

dc.contributor.advisorFujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
dc.contributor.authorTolare, Jessica Beatriz [UNESP]
dc.contributor.coadvisorDal'Evedove, Paula Regina
dc.contributor.institutionFaculdade de Filosofia e Ciências
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-18T11:12:41Z
dc.date.issued2025-05-30
dc.description.abstractA partitura musical pode ser considerada como um tipo de documento não-textual e textual ao mesmo tempo, permitindo estabelecer como premissa que a partitura musical pode ser considerada enquanto documento não-verbal e textual ao mesmo tempo, porém tem sido tratado como um documento apenas textual; o indexador da partitura musical possui falta de conhecimento especializado e insuficiente para atender às necessidades dos usuários que buscam esse tipo de documento; e escassez de publicações envolvendo o processo de indexação da partitura musical. A hipótese foi de que para que se realize a leitura documentária da partitura musical é preciso obter conhecimento múltiplo (processo de indexação, teoria musical e leitura de partitura musical). A tese defendida foi de que haveria pontos estratégicos da partitura musical em sua estrutura que poderiam ser utilizados para realizar a sua leitura documentária, de modo a possibilitar esse tipo de documento enquanto não-textual e textual ao mesmo tempo e obter subsídios para a elaboração do modelo de leitura documentária. O objetivo geral foi de propor o modelo de leitura documentária para a indexação de partitura musical. Como objetivos específicos foram: aprofundar a literatura publicada interdisciplinar sobre indexação de partitura musical; elaborar um estudo teórico sobre partitura musical como documento imagético textual e não verbal; identificar informações compostas na partitura musical para serem utilizadas como assunto, na representação temática e investigar o procedimento de leitura documentária feito por indexadores no processo em acervos especializados em música como parte empírica do desenvolvimento do estudo. Os procedimentos metodológicos foram compostos pelo mapeamento sistemático, para aprofundamento teórico-analítico da estrutura da partitura musical e protocolo verbal individual, para verificar como o processo de indexação é realizado na prática. Para realizar a análise do mapeamento sistemático utilizou-se o software parsifal e foram estabelecidas sete categorias de análise, com base na transcrição dos protocolos verbais e na literatura da fundamentação teórica. Os resultados mostraram que a conceituação da partitura musical está relacionada à sua forma e ao seu conteúdo, no caso, tipo de partitura e instrumentação, respectivamente. A análise da estruturação mostrou que essa informação pode estar composta na partitura. E a análise empírica do processo de indexação mostraram que, em sua maioria, ela é tratada como documento textual. Como conclusão, foi possível compreender a estrutura da partitura e sua conceituação, principalmente, realizar o desenvolvimento do modelo de leitura documentária. Também foi possível confirmar a hipótese do conhecimento múltiplo e defender a tese de que é possível encontrar essas informações em pontos estratégicos da partitura musical que podem ser utilizados no modelo de leitura documentário.pt
dc.description.abstractOver the years, the process of indexing collections with musical scores has been investigated, identifying problems related to storage and preservation conditions; regulations and conditions for making them available for research and dissemination; and cataloging systems, with inconsistencies in the representation and retrieval of this type of document. Thus, the premises of the research are based on: the musical score as a non-verbal and textual document at the same time, but it has been treated as only textual; the indexer of the musical score, with a lack of specialized knowledge and insufficient to meet the needs of users looking for this type of document; and the scarcity of publications involving the process of indexing the musical score. The hypothesis was that in order to carry out document reading of musical scores, it is necessary to obtain multiple types of knowledge (indexing process, music theory and musical score reading). The thesis that was sought to be corroborated was that there are strategic points of the musical score in its structure that can be used to carry out its documentary reading, in order to enable this type of document to be non-verbal and visual at the same time and to obtain subsidies for the elaboration of the documentary reading model. The general objective was to propose a documentary reading model for indexing musical scores. The specific objectives were: to delve into the published interdisciplinary literature on indexing musical scores; to carry out a theoretical study on musical scores as textual and non-verbal imagery documents; to identify information composed in musical scores to be used as a subject in thematic representation; to investigate the documentary reading procedure carried out by indexers in specialized music collections as an empirical part of the study's development; and to propose a documentary reading model for indexing musical scores. The methodological procedures consisted of systematic mapping, for a theoretical-analytical study of the structure of the musical score, and an individual verbal protocol, to verify the empirical part of the indexing process. The parsifal software was used to analyze the systematic mapping and seven categories of analysis were established, based on the transcription of the verbal protocols and the literature of the theoretical foundation. A total of 13 papers were analyzed in the results. The results showed that the conceptualization of the musical score is related to its form and content, in this case, type of score and instrumentation, respectively. The analysis of structuring showed that this information can be composed in the score. And the empirical analysis of the indexing process carried out by the experts also showed that, for the most part, it is treated as a textual document. In conclusion, it was possible to achieve the proposed objectives, such as understanding the structure of the score and its conceptualization, but above all, it was possible to carry out the development of the documentary reading model, observe the premises in the analyses, answer the questions established by the problem about how the process is carried out, confirm the hypothesis of multiple knowledge and defend the thesis that it is possible to find this information at strategic points in the musical score that can be used in the documentary reading model.en
dc.description.abstractA lo largo de los años, se ha investigado el proceso de indización de colecciones con partituras musicales, identificando problemas relacionados con las condiciones de almacenamiento y conservación; la normativa y las condiciones para ponerlas a disposición de la investigación y la difusión; y los sistemas de catalogación, con incoherencias en la representación y recuperación de este tipo de documentos. Así, las premisas de la investigación se basan en: la partitura musical como documento no verbal y textual al mismo tiempo, pero que ha sido tratado como sólo textual; el indizador de la partitura musical, con falta de conocimiento especializado e insuficiente para atender las necesidades de los usuarios que buscan este tipo de documento; y la escasez de publicaciones que involucren el proceso de indización de partituras musicales. La hipótesis fue que para realizar la lectura documental de partituras musicales es necesario tener múltiples tipos de conocimiento (proceso de indexación, teoría musical y lectura de partituras musicales). La tesis que se buscó corroborar fue que existen puntos estratégicos de la partitura musical en su estructura que pueden ser utilizados para realizar su lectura documental, a fin de posibilitar que este tipo de documento sea no verbal y visual al mismo tiempo y obtener subsidios para la elaboración del modelo de lectura documental. El objetivo general era proponer un modelo de lectura documental para la indización de partituras musicales. Los objetivos específicos fueron: profundizar en la literatura interdisciplinar publicada sobre indización de partituras musicales; realizar un estudio teórico sobre las partituras musicales como documentos textuales y de imágenes no verbales; identificar la información compuesta en las partituras musicales para ser utilizada como temas en la representación temática; investigar el procedimiento de lectura documental realizado por los indizadores en colecciones especializadas de música como parte del desarrollo empírico del estudio; y proponer un modelo de lectura documental para la indización de partituras musicales. Los procedimientos metodológicos consistieron en un mapeo sistemático, para profundizar en la comprensión teórico-analítica de la estructura de la partitura musical, y un protocolo verbal individual, para verificar la parte empírica del proceso de indización. Se utilizó el software parsifal para analizar la cartografía sistemática y se establecieron siete categorías de análisis, basadas en la transcripción de los protocolos verbales y en la bibliografía de la fundamentación teórica. En los resultados se analizaron un total de 13 trabajos. Los resultados mostraron que la conceptualización de la partitura musical está relacionada con su forma y contenido, en este caso el tipo de partitura y la instrumentación, respectivamente. El análisis de estructuración demostró que esta información puede componerse en la partitura. Y el análisis empírico del proceso de indexación realizado por los expertos también mostró que, en su mayor parte, se trata como un documento textual. En conclusión, fue posible alcanzar los objetivos propuestos, como comprender la estructura de la partitura y su conceptualización, pero sobre todo, fue posible desarrollar el modelo de lectura documental, observar las premisas en los análisis, responder a las preguntas establecidas por el problema sobre cómo se realiza el proceso, confirmar la hipótesis del conocimiento múltiple y defender la tesis de que es posible encontrar esta información en puntos estratégicos de la partitura musical que pueden ser utilizados en el modelo de lectura documental.es
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.citationTOLARE, Jessica Beatriz. Indexação de partitura musical: uma proposta de modelo de leitura documentária. 2025. 281 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.pt
dc.identifier.lattes7846343637453379
dc.identifier.orcid0000-0002-8637-7989
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/312212
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectIndexaçãopt
dc.subjectLeitura documentáriapt
dc.subjectPartitura musicalpt
dc.subjectPartituraspt
dc.subjectIndexação de partitura musicalpt
dc.subjectAcervos de partituras musicais especializados em músicapt
dc.subjectIndexingen
dc.subjectScoresen
dc.subjectDocumentary readingen
dc.titleIndexação de partitura musical: uma proposta de modelo de leitura documentáriapt
dc.title.alternativeIndexing musical score: a proposal for a documentary reading modelen
dc.typeTese de doutoradopt
dcterms.impactOrganizar um conhecimento pode ocorrer com base em diferentes objetivos e abordagens, como um viés mais positivista, em que ele é organizado como uma unidade de conhecimento (conceito) para de acordo com os seus elementos (características) e sua aplicação à diferentes objetos/assuntos (Dahlberg, 2006) ; e uma perspectiva mais pragmática, em que essa organização vista organizar e representar documentos, a partir da representação de seus assuntos e conceitos, independente de ocorrer por ser humano ou máquina (Hjørland, 2008). O impacto da pesquisa possui respaldo a partir dessas duas perspectivas de organização do conhecimento, pois a indexação de partituras musicais pode proporcionar debates e discussões acerca desse domínio na Ciência da Informação de modo em que se abordam os aspectos conceituais e estruturais da partitura musical e a socialização do conhecimento a partir de sua organização. A pesquisa ainda possui respaldo também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em específico, nos objetivos 4, 9 e 16. O objetivo 4 pretende garantir o acesso à uma educação de qualidade, de modo a ser inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; o objetivo 9.5 visa fortalecer a pesquisa científica, para melhorar a capacidade tecnológica e incentivar a inovação, com o aumento substancial do número de pesquisadores a partir de investimentos no âmbito público e privado; e o objetivo 16.10, que possui por intuito assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais.pt
dcterms.impactOrganizing knowledge can be based on different objectives and approaches, such as a more positivist approach, in which it is organized as a unit of knowledge (concept) according to its elements (characteristics) and its application to different objects/subjects (Dahlberg, 2006); and a more pragmatic perspective, in which this organization aims to organize and represent documents, based on the representation of their subjects and concepts, regardless of whether it is done by humans or machines (Hjørland, 2008). The impact of the research is supported by these two perspectives on the organization of knowledge, since indexing musical scores can provide debates and discussions about this domain in Information Science, in a way that addresses the conceptual and structural aspects of musical scores and the socialization of knowledge based on their organization. The research is also supported by the Sustainable Development Goals (SDGs) promoted by the United Nations (UN), specifically Goals 4, 9 and 16. Goal 4 aims to ensure access to quality education, so that it is inclusive and equitable and promotes lifelong learning opportunities for all; Goal 9. 5 aims to strengthen scientific research in order to improve technological capacity and encourage innovation, with a substantial increase in the number of researchers through public and private investment; and objective 16.10, which aims to ensure public access to information and protect fundamental freedoms, in accordance with national legislation and international agreements.en
dcterms.impactLa organización del conocimiento puede basarse en diferentes objetivos y enfoques, como una perspectiva más positivista, en la que se organiza como una unidad de conocimiento (concepto) de acuerdo con sus elementos (características) y su aplicación a diferentes objetos/sujetos (Dahlberg, 2006); y una perspectiva más pragmática, en la que esta organización tiene como objetivo organizar y representar documentos, basándose en la representación de sus temas y conceptos, independientemente de si lo hacen humanos o máquinas (Hjørland, 2008). El impacto de esta investigación se apoya en estas dos perspectivas sobre la organización del conocimiento, ya que la indexación de partituras musicales puede proporcionar debates y discusiones sobre este dominio en la Ciencia de la Información de forma que se aborden los aspectos conceptuales y estructurales de las partituras musicales y la socialización del conocimiento basada en su organización. La investigación también se apoya en los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) promovidos por la Organización de las Naciones Unidas (ONU), específicamente los Objetivos 4, 9 y 16. El Objetivo 4 busca garantizar el acceso a una educación de calidad que sea inclusiva y equitativa y promueva oportunidades de aprendizaje durante toda la vida para todos; el Objetivo 9. 5 pretende reforzar la investigación científica para mejorar la capacidad tecnológica y fomentar la innovación aumentando sustancialmente el número de investigadores mediante inversiones públicas y privadas; y el objetivo 16.10 pretende garantizar el acceso público a la información y proteger las libertades fundamentales, de conformidad con la legislación nacional y los acuerdos internacionales.es
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaProdução e organização da informaçãopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
tolare_jb_dr_mar.pdf
Tamanho:
3.96 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: