Publicação: Auto-percepção de aluna de enfermagem ao desenvolver relação de ajuda a familiares de criança em fase terminal
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo visa relatar e analisar o processo de relacionamento terapêutico entre aluna de enfermagem e mãe de criança internada em UTI pediátrica, em fase terminal. As interações desenvolvidas neste processo foram gravadas e analisadas no enfoque do Relacionamento Terapêutico. Utilizando técnicas de comunicação terapêutica e medidas terapêuticas de enfermagem, a aluna envolveu-se empaticamente com a mãe da criança e com os demais familiares, propondo-se a ajudá-los a superar suas dificuldades diante da criança em fase terminal. Neste estudo a aluna analisa a sua própria ansiedade diante da situação e as dificuldades que teve devido aos seus conflitos diante da terminalidade do seu paciente.
Resumo (espanhol)
El presente studio tiene como finalidad relatar y analizar el proceso de relacionamiento terapéutico entre alumna de enfermería y la madre del niño internado en la unidad de cuidados intensivos pediátricos, en fase terminal. Utilizando técnicas de comunicación terapéutica y medidas terapéuticas de enfermería, la alumna desarrolla empatía con la madre del niño y sus familiares, proponiéndose ayudarlos a superar sus dificultades frente la fase terminal del niño. En el estudio, la alumna analiza su própia ansiedad y las dificultades que pasó debido a sus própios conflictos frente a la condición de su paciente terminal.
Resumo (inglês)
The present study aims at reporting and analysing the therapeutic approach of children under intensive care and studying the relationship between nurse and mother. Facing the illness of a dying child and within a sometimes hostile and emotional environment, the student is trained to help the family and their problems. The student's own anxiety and difficulties in managing these situations are evaluated.
Descrição
Palavras-chave
unidades de terapia intensiva pediátrica, paciente terminal, relacionamento terapêutico, unidad de cuidados intensivos pediátricos, paciente terminal, relacionamiento terapéutico, pediatric intensive care units, terminal patient, therapeutic relationship
Idioma
Português
Como citar
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 6, n. 4, p. 57-65, 1998.