Tutorial em vídeo em língua inglesa na área de desenvolvimento de sistemas: um estudo (con)textual e metadiscursivo do gênero
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Data
Autores
Orientador
Aranha, Solange 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Linguísticos - IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa – realizada com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes – código de financiamento 001) – tem por objetivo analisar o tutorial em vídeo, em língua inglesa, como um gênero compartilhado por profissionais da área de Desenvolvimento de Sistemas e, portanto, crucial para alunos em formação, que precisam se familiarizar com as práticas discursivas desse campo de atuação. Na presente análise, são considerados o contexto de uso do gênero, sua organização retórica e o papel de recursos metadiscursivos de engajamento. Para tanto, a investigação fundamenta-se nas abordagens da Nova Retórica (Miller, [1984] 2012, 2005, 2015, 2016, 2017, 2020) e da Sociorretórica (Askehave; Swales, 2001, 2009; Swales, 1990, 2004, 2009, 2016), incorporando ainda a taxonomia metadiscursiva de Hyland (2005, [2005] 2018) e contribuições pertinentes ao estudo de gêneros digitais (Giltrow; Stein, 2009; Miller; Shepherd, 2009; Marcuschi, 2010; van der Meij; van der Meij, 2013; Hafner; Pun, 2020). O ponto de convergência entre essas perspectivas reside na estreita relação entre texto e contexto na análise de gêneros, ainda que ora um, ora outro se sobressaia. O percurso metodológico baseou-se na articulação desses referenciais teóricos e desenvolveu-se em etapas, incluindo a realização de uma entrevista semiestruturada com oito profissionais da área de Desenvolvimento de Sistemas – etapa fundamental para a seleção do corpus de tutoriais em vídeo e para o início da análise contextual do gênero. A divisão da pesquisa em etapas visa a garantir o tratamento articulado dos aspectos contextuais, textuais e metadiscursivos do corpus. A análise dos dados revela que os tutoriais em vídeo se configuram como um gênero emergente da internet, cuja força pragmática está centrada no compartilhamento, em plataformas digitais, de conteúdos técnicos previamente gravados por membros de uma comunidade discursiva da área de tecnologia. Os tutoriais em vídeo não apenas buscam atender às necessidades individuais de aprendizagem, mas também desempenham um papel social relevante ao oferecer soluções acessíveis e padronizadas para desafios recorrentes na área de Desenvolvimento de Sistemas, satisfazendo, assim, exigências de ordem coletiva. Entre seus propósitos comunicativos, destaca-se a instrução audiovisual sustentada por um discurso interativo entre produtor e audiência, capaz de promover vínculos entre os membros da comunidade e a troca de experiências. Para atingir esse propósito, os produtores de tutoriais organizam seu discurso em quatro movimentos retóricos: (a) a contextualização do conteúdo; (b) a apresentação de aspectos teóricos; (c) o estímulo à agência da audiência; e (d) a construção de um vínculo com o público. Esses movimentos envolvem as affordances do meio digital e empregam marcadores de engajamento, especialmente reader mentions e directives, recursos linguísticos estritamente relacionados à função comunicativa instrucional dos tutoriais em vídeo.
Resumo (inglês)
This research – sponsored by CAPES (001) – aims to analyze the English-language video tutorial as a genre shared among professionals in the field of Systems Development, and therefore essential for students in training, who must become familiar with the discursive practices of this professional domain. This analysis considers the genre’s context of use, its rhetorical structure, and the role of engagement markers as metadiscursive resources. To this end, the investigation is grounded in the New Rhetoric (Miller, [1984] 2012, 2005, 2015, 2016, 2017, 2020) and Sociorhetorical approaches (Askehave; Swales, 2001, 2009; Swales, 1990, 2004, 2009, 2016), also incorporating Hyland’s metadiscourse taxonomy (2005, [2005] 2018) and relevant contributions to the study of digital genres (Giltrow; Stein, 2009; Miller; Shepherd, 2009; Marcuschi, 2010; van der Meij; van der Meij, 2013; Hafner; Pun, 2020). These perspectives converge in emphasizing the close relationship between text and context in genre analysis, although one or the other may prevail depending on the focus. The methodological pathway was structured through the articulation of these theoretical approaches and developed in stages, including a semi-structured interview with eight professionals in the field of Systems Development – a key step in selecting the video tutorial corpus and initiating the contextual analysis of the genre. The division into stages aims to ensure a comprehensive treatment of the contextual, textual, and metadiscursive aspects of the data. Data analysis reveals that video tutorials constitute an emerging genre whose pragmatic force lies in the sharing, via digital platforms, of pre-recorded technical content produced by members of a technology-oriented discourse community. Video tutorials not only seek to meet individual learning needs but also perform an important social function by providing accessible and standardized solutions to recurrent challenges in Systems Development, thus fulfilling collective demands. Among their communicative purposes, the most prominent is audiovisual instruction supported by an interactive discourse between producer and audience, fostering community bonds and knowledge exchange. To achieve this purpose, video tutorial producers structure their discourse into four rhetorical moves: (a) contextualizing content; (b) presenting theoretical aspects; (c) stimulating audience agency; and (d) building connections with the audience. These moves draw upon the affordances of digital media and employ engagement markers, particularly reader mentions and directives, which are closely related to the instructional communicative function of video tutorials.
Descrição
Palavras-chave
Tutorial em vídeo em língua inglesa, Análise de gênero, Nova Retórica, Sociorretórica, Metadiscurso, Desenvolvimento de sistemas, Video tutorial in english, Gender analysis, New rhetoric, Sociorhetoric, Metadiscourse, Systems development
Idioma
Português
Citação
OCTAVIANO, L. M. S. Tutorial em vídeo em língua inglesa na área de desenvolvimento de sistemas: um estudo (con)textual e metadiscursivo do gênero. Orientadora: Solange Aranha. 2025. 220f. Tese. (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Ibilce – São José do Rio Preto, 2025.

