Assinaturas cronobiológicas na obesidade infantil: investigação de padrões de sono, ritmo de melatonina e mediadores inflamatórios
Carregando...
Data
Supervisor
Pinato, Luciana 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
A produção noturna de melatonina permite o ajuste de diversos eventos fisiológicos rítmicos importantes em indivíduos saudáveis, como o controle do metabolismo energético, a manutenção da quiescência de respostas imunológicas e a qualidade de sono. Perturbações nos ritmos circadianos, especialmente na redução da síntese e secreção de melatonina e nos intervalos de sono, têm sido associadas a doenças metabólicas. Além disso, estudos indicam uma interação recíproca entre a produção de melatonina, os ciclos de sono/vigília e a obesidade, onde distúrbios do sono podem afetar tanto o controle do apetite e contribuir para obesidade, quanto ser afetado pelo desalinhamento de ritmos comportamentais ou por inflamação causada pelo excesso de gordura corporal. No Brasil, dados indicam uma alta prevalência de obesidade entre crianças, especialmente no estado de São Paulo. Tanto obesidade quanto o desalinhamento de ritmos biológicos na infância podem ter consequências que perduram na vida adulta. Este estudo busca entender a complexa interação entre ritmos circadianos e obesidade, obtendo dados relacionados a padrões de sono, ritmo diário de melatonina e mediadores inflamatórios em crianças obesas de modo a identificar aspectos cronobiológicos alterados nessa população, comparado a crianças eutróficas (controle). Os resultados obtidos no período indicam que, comparado aos eutróficos, crianças obesas apresentam maior frequência de distúrbios de sono, especialmente distúrbio respiratório do sono, e tendência a menor produção noturna de melatonina. Em conjunto, os dados obtidos podem ajudar a entender fatores associados a desregulação circadiana na obesidade e fundamentar o manejo da adiposidade infantil por intervenções comportamentais e/ou farmacológicas.
Descrição
Relatório científico apresentado e aprovado pela UNESP referente à bolsa de Pós-doutorado vinculado ao dital PROPG/PROPe 06/2024.
Palavras-chave
Melatonina, Sono, Obesidade infantil
Idioma
Português
Citação
MACHADO, Sanseray da Silveira Cruz. Assinaturas cronobiológicas na obesidade infantil: investigação de padrões de sono, ritmo de melatonina e mediadores inflamatórios. Relatório de Pós-doc. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, 2025.

