Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ecopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximações

dc.contributor.advisorCavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
dc.contributor.authorLins, Camila Fregni
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-05-05T18:40:10Z
dc.date.available2023-05-05T18:40:10Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractCom a crescente preocupação com o meio ambiente e os seres vivos que nele vivem, diversas áreas das Ciências Naturais e das Ciências Humanas têm buscado caminhos para a solução de questões ambientais e sociais da atualidade. Muitas são as perspectivas acerca de como e qual a forma mais eficiente para despertar a “consciência ecológica”. A Educação Ambiental é um campo fundamental para trabalhar e abordar as questões ambientais e se apresenta a partir das mais diversas correntes e vertentes. Nesse contexto, a Ecopsicologia surge também como uma possibilidade de elucidar tais questões a partir de uma perspectiva interdisciplinar, por meio da união da Ecologia e da Psicologia. Dessa forma, o estudo, realizado como uma pesquisa bibliográfica exploratória, objetivou analisar os fundamentos e os pressupostos da Ecopsicologia, para investigar sua eventual contribuição para a Educação Ambiental, a partir de similaridades com diferentes correntes presentes no campo da Educação Ambiental. Por meio da análise dos diferentes conceitos e das práticas propostas pela Ecopsicologia, foi possível identificar similaridades com cinco correntes de Educação Ambiental identificadas por Sauvé. Apesar das similaridades da Ecopsicologia com a Educação Ambiental, que vai desde a vertente crítica à conservadora, os princípios e as práticas propostas pela Ecopsicologia possuem maior semelhança com a “macrotendência conservacionista” da Educação Ambiental, elaborada por Layrargues e Lima. Isso fica claro devido às proposições de imersão na natureza e estimulação do senso de pertencimento com a terra, proposto pela Ecopsicologia como caminho para “curar” a relação homem-natureza. Ao apresentar os limites e as possibilidades entre as duas áreas, cabe perguntar se a Ecopsicologia poderá contribuir para o surgimento de novas políticas públicas que incluam a dimensão psicológica como intrinsicamente ligada à dimensão ambiental, ou, eventualmente contribuir para o surgimento de uma nova corrente de Educação Ambiental.pt
dc.description.abstractWith the growing concern with the environment and the living beings that live in it, several areas of Natural Sciences and Human Sciences have been looking for ways to solve today's environmental and social issues. There are many perspectives on how and what is the most efficient way to awaken an 'ecological awareness'. Environmental Education is a fundamental field for working and address environmental issues, presenting itself from the most diverse currents. In this context, Ecopsychology also emerges as a possibility to elucidate such questions from an interdisciplinary perspective, through the union of Ecology and Psychology. Thus, the study, which will be carried out as an exploratory bibliographic research, aimed to analyze the fundamentals and assumptions of Ecopsychology, as to investigate its possible contribution to Environmental Education, based on similarities with different aspects present in the field of Environmental Education. Through the analysis of the different concepts and practices proposed by Ecopsychology, it was possible to identify similarities with five currents of Environmental Education identified by Sauvé. Despite the similarities between Ecopsychology and Environmental Education, that goes from the critical current to the conservative current, the principles and practices proposed by Ecopsychology are more similar to the “conservationist macrotrend” of Environmental Education, developed by Layrargues and Lima. This is clear due to the propositions of immersion in nature and stimulation of the sense of belonging to the land, proposed by Ecopsychology as a way to “heal” the relationship between man and nature. When presenting the limits and possibilities between the two areas, it is worth asking whether Ecopsychology can contribute to the emergence of new public policies that include the psychological dimension as intrinsically linked to the environmental dimension, or, eventually, contribute to the emergence of a new current of Environmental Education.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243288
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEcologiapt
dc.subjectRelação sociedade-naturezapt
dc.subjectRelação cultura-naturezapt
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectEcologyen
dc.subjectSociety-nature relationshipen
dc.subjectCulture-nature relationshipen
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectPublic policiesen
dc.titleEcopsicologia e educação ambiental: primeiras aproximaçõespt
dc.title.alternativeEcopsychology and environmental education: first approximationsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEcologia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lins_cf_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
879.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lins_cf_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
451.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: