Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pau a pixel: programas de televisão universitários

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Realizado desde 2002, o projeto produz e veicula em emissora de televisão, programas universitários que exibem para a comunidade a produção audiovisual dos alunos de Rádio e TV e Design da UNESP. Até 2011 os programas eram veiculados pela TV Câmara, mas a partir de 2012 estabeleceu-se uma parceria com a Televisão Universitária UNESP - Canal 45 UHF e 32 NET Bauru. Atendendo o conceito de múltiplas telas, os programas também passaram a ser disponibilizados pela TV UNESP no seu canal do YouTube, atualizando a produção ao contexto contemporâneo digital. A aplicação prática dos conceitos e conhecimentos teóricos define a pesquisa-ação como metodologia do projeto, desenvolvido a partir de três etapas: a de pré-produção, produção e pós-produção, que atendem ao organograma e cronograma de uma emissora de televisão. A décima segunda temporada estreou dia 14 de março de 2013. Veiculados quinzenalmente às 22h, foram produzidos oito programas de trinta minutos cada e selecionados oito curtas-metragens para serem exibidos de acordo com a temática dos episódios. A partir da concepção de uma nova identidade visual foram criados e produzidos logo, vinhetas e cenário inéditos. Os programas passaram a incorporar dois apresentadores, incluir VTs, entrevistas e depoimentos de alunos, professores e profissionais da área. Os episódios são organizados em blocos e divididos por quadros. No primeiro bloco, os quadros "Luz, Câmera, Ação" e "Pau a Pixel Crítica" abordam etapas da produção audiovisual; no segundo bloco, os quadros "Inspira Ação" e "Pau a Pixel Investiga" discutem referências que inspiram produções audiovisuais; e no terceiro e último bloco é exibido um produto audiovisual produzido por alunos de Rádio e TV e Design da UNESP. O projeto aproxima universidade e comunidade, cumprindo o princípio da extensão; divulga o conteúdo realizado pelas disciplinas práticas de Rádio e TV e Design; realiza pesquisas através da experimentação da linguagem audiovisual; e articula elementos audiovisuais característicos da televisão ao ciberespaço. Sua veiculação na TV UNESP atualiza o conceito broadcast de transmissão e difusão de informação na televisão. Seu conteúdo também pode ser acessado em suportes eletrônicos e dispositivos móveis, e sua visibilidade na web pode ser contabilizada através do contador de visualizações do YouTube.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Audiovisual, Pesquisa-ação

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09672

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação