Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ser professor e a relação ensino-aprendizagem: uma contribuição piagetiana

dc.contributor.advisorMontoya, Adrián Oscar Dongo [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Eliane Paganini da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-13T12:10:32Z
dc.date.available2015-07-13T12:10:32Z
dc.date.issued2015-03-04
dc.description.abstractEducation has been going through a crisis that presents conflicting situations which are difficult to solve and directly reach both students and teachers. Teachers do not know very well how to handle such situation and as a consequence they continue to base their classes in the oral transmission approach. The contemporary literature has shown the importance of overcome this panorama, emphasizing the positive status of the teaching-learning process. This study aims to investigate if the Elementary School teachers are aware of their professional practice concerning the pedagogical model and the teaching-learning process. We have also approached which is the role that teachers assigns to themselves in relation to the teaching-learning issues. The justification of this research is focused on understanding, based on an Piagetian assumptions and supported by specific authors, the models and teaching-learning concepts used by teachers without the perception of its importance. Our hypothesis is that the constitution of the professional teacher identity is directly bound to the traditional model of education and that the teachers are aware on this fact. The text seeks to understand the historical conditions in which the teaching profession was developed, their possible implications for being a teacher and the point of view considering the ancient, modern and contemporary contexts. In addition, this papaer deals with the processes of teaching and learning and with the Piaget's theory for understanding thereof. The methodological approach used it was the empirical research with semi-structured interviews based on the clinical method developed by Piaget. The survey participants were twelve (12) teachers, from 1st. to 9th. grade of Elementary School from two private schools in the city of São Paulo, an the data analysis was conducted considering the framework of awareness according to Jean Piaget. In general the results showed that some teachers...en
dc.description.abstractA educação vem passando por uma crise que apresenta situações conflitantes de difíceis soluções, atingindo diretamente alunos e professores. Os professores não sabem muito bem como lidar com tal contexto, mas parece-nos que continuam realizando um ensino baseado na transmissão oral. A bibliografia contemporânea vem mostrando a importância de haver uma superação deste panorama dando a devida importância ao processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo investigar se o professor do Ensino Fundamental toma consciência de sua prática profissional relativa ao modelo pedagógico e ao ensino-aprendizagem, como essa consciência se configura. E que função o professor atribui a si próprio nos dias atuais em relação às questões de ensino-aprendizagem. A justificativa desta pesquisa está voltada para a compreensão, a partir de pressupostos piagetianos e apoiados por autores específicos do trabalho docente, dos modelos e concepções de ensino e aprendizagem que são utilizados pelos professores sem com que estes tomem consciência da sua importância para o ser professor. A hipótese do trabalho é que a constituição da identidade profissional do professor esteja atrelada diretamente ao modelo tradicional da educação e que o professor não toma consciência deste fato. O texto procura compreender as condições históricas em que se desenvolveu a profissão docente e suas possíveis implicações para o ser professor e suas concepções nos contextos antigo, moderno e contemporâneo. Além disso, trata dos processos de ensino e aprendizagem e da teoria piagetiana para a compreensão dos mesmos. O recurso metodológico empreendido foi a pesquisa empírica com aplicação de entrevistas semiestruturadas e baseadas no método clínico utilizado por Piaget. Os participantes da pesquisa foram 12 (doze) professores de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em duas escolas, ambas privadas...pt
dc.format.extent253 f.
dc.identifier.aleph000837203
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationSILVA, Eliane Paganini da. Ser professor e a relação ensino-aprendizagem: uma contribuição piagetiana. 2015. 253 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/25-06-2015/000837203.pdf
dc.identifier.lattes5947319585220923
dc.identifier.orcid0000-0003-2381-3445
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124535
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectIdentidade profissionalpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectTeacherspt
dc.titleSer professor e a relação ensino-aprendizagem: uma contribuição piagetianapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5947319585220923[1]
unesp.author.orcid0000-0003-2381-3445[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaÁreas extintas a partir de 2012pt
unesp.researchAreaPsicologia da Educação: processos educativos e desenvolvimento humanopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000837203.pdf
Tamanho:
2.39 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format