Logotipo do repositório
 

Publicação:
Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem

dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
dc.contributor.authorAbramides, Dagma Venturini Marques
dc.contributor.authorSouza, Liliane Salgado de
dc.contributor.authorLoureiro, Sonia Regina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:39Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:39Z
dc.date.issued2010-08-01
dc.description.abstractComportamentos de pais e de filhos influenciam-se mutuamente. Crianças com alterações de linguagem relacionadas ou não à perda auditiva, podem apresentar dificuldades de relacionamento com os irmãos e seus pares. Assim, a investigação das práticas educativas parentais e do repertório comportamental infantil é fundamental para a busca de intervenções efetivas para essas crianças. O estudo tem como objetivos: (a) comparar o repertório positivo e negativo de mães e crianças com deficiência auditiva (DA) e distúrbio de linguagem (DL); (b) comparar cada uma das deficiências com grupo não clinico; (c) correlacionar comportamentos para cada uma das deficiências. Participaram deste estudo 72 mães, cujos filhos apresentavam da (n = 27), DL (n = 19) ou compunha uma população não clínica (n = 26). O instrumento utilizado foi o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, que avalia a ocorrência de habilidades sociais aplicáveis às práticas educativas. Os resultados evidenciaram a associação entre práticas positivas e habilidades sociais, bem como entre práticas negativas e problemas de comportamento. O grupo de DL não apresentou mais problemas que as crianças não clínicas, sugerindo a participação de intervenções de caráter preventivo, facilitando a inclusão social. Por outro lado as crianças com da apresentaram menos habilidades sociais, bem como suas mães, menos habilidades sociais educativas. Este estudo evidencia a importância da metodologia empregada na reabilitação de crianças com distúrbios da comunicação, sobretudo para aquelas com da visando o beneficio de programas educativos de promoção do repertório parental positivo integrados aos objetivos da fonoterapia.pt
dc.description.abstractThe behavior of parents and children are mutually influential. Children with language disorders, whether or not they are related to hearing loss, may present difficulties in relationships with siblings and peers. Thus, the investigation of parenting practices and child behavioral repertoire is essential for finding effective interventions for these children. This study aims to: (a) compare the positive and negative repertoire of mothers and children with hearing impairments (HI) and language disorder (LD); (b) compare each of the disabilities to a non-clinical population, (c) correlate behaviors for each of the disabilities. Seventy two mothers whose children presented HI (n = 27), LD (n = 19), or composed a non-clinic population (n = 26) participated in this study. The instrument used was the Roadmap Interview Social Skills for parenting, which assesses the occurrence of social skills applicable to educational practice. The results showed positive association between practices and social skills, as well as between negative practices and behavior problems. The LD group did not present more problems than non-clinical children, suggesting the involvement of preventive intervention that facilitates social inclusion. on the other hand, children with HI presented few social skills, and their mothers, likewise, presented few social educational skills. Aiming to enhance educational programs that promote positive parental repertoire including the goals of speech-language and hearing loss therapy, this study highlights the importance of the methodology that was employed in rehabilitating children with communication disorders, particularly for those with HI.en
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationUSP Faculdade de Odontologia de Bauru Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUSP Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia
dc.format.extent265-282
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382010000200008
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 16, n. 2, p. 265-282, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382010000200008
dc.identifier.fileS1413-65382010000200008.pdf
dc.identifier.issn1413-6538
dc.identifier.lattes8149650593877042
dc.identifier.scieloS1413-65382010000200008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30125
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial
dc.relation.ispartofsjr0,197
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjecteducação especialpt
dc.subjectfamília e sociedadept
dc.subjectfunção educativa da famíliapt
dc.subjectdeficiências da falapt
dc.subjectdeficiências da audiçãopt
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectFamily and Societyen
dc.subjectFamily Educational Functionen
dc.subjectSpeech-language Disordersen
dc.subjectHearing Impairmentsen
dc.titlePráticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagempt
dc.title.alternativeParental educational practices with their children with hearing and language impairmentsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8149650593877042
unesp.author.orcid0000-0001-8091-9583[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-65382010000200008.pdf
Tamanho:
53.55 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: