Logotipo do repositório
 

Publicação:
A educação no contexto diacrônico de antigos núcleos coloniais

dc.contributor.authorBastos, Alexandre Marucci [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Cláudio Benedito Gomide de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:33Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:33Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis paper provides an overview of the reality of Colonial Corps created in the early twentieth century, in São Paulo, based on a cut of the genesis of the municipality of Peixoto Hawk when he was one of the centers for the accommodation of European immigrants; well as in parallel to the phase coronelismo intensified in the area. From this historical assumption, following a brief contemporary approach, already in the XXI century, in order to provoke a debate that can aggregate relevant contribution to the strategic purposes of the locality, including inserting the new reality imposed by the deployment of the Aerospace Hub in the town, represented by installation of Empresa Brasileira de Aeronautica S / A - Embraer. It takes into account, thus the set of their social and cultural phenomena occurred and developed over time (diachronic); based on an analysis for educational planning, particularly in developing and implementing public policies and projects to new propositions for improvement Local education at different levels.en
dc.description.abstractEste trabalho oferece uma síntese sobre a realidade de Núcleos Coloniais criados no início do século XX, no Estado de São Paulo, tomando como base um recorte da gênese do Município de Gavião Peixoto quando ainda era um destes núcleos para a acomodação de imigrantes europeus; bem como num paralelo à fase que o coronelismo se intensificou na região. A partir deste pressuposto histórico, segue numa breve abordagem contemporânea, já no século XXI, no intuito de provocar uma reflexão que possa agregar pertinente contribuição aos propósitos estratégicos da localidade, inclusive inserindo a nova realidade imposta pela implantação do Pólo Aeronáutico na localidade, representada pela instalação da Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A – Embraer. Leva em conta, assim, o conjunto de seus fenômenos sociais e culturais ocorridos e desenvolvidos ao longo do tempo (diacronia); em uma análise base para o planejamento educacional, sobretudo na elaboração e implementação de políticas públicas e projetos a novas proposições para a melhoria do ensino local nos seus diferentes níveis.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km. 1, Câmpus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km. 1, Câmpus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent1-14
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5729
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Educação, v. 7, n. 3, p. 1-14, 2012.
dc.identifier.fileISSN1681-5653-2012-07-03-01-14.pdf
dc.identifier.issn1681-5653
dc.identifier.lattes4812459071221541
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124718
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Educação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducationen
dc.subjectEuropean immigrationen
dc.subjectColonial coresen
dc.subjectCoronelismoen
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectImigração Européiapt
dc.subjectNúcleos coloniaispt
dc.subjectCoronelismopt
dc.titleA educação no contexto diacrônico de antigos núcleos coloniaispt
dc.title.alternativeThe education in diachronic context of former colonial coresen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes4812459071221541
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1681-5653-2012-07-03-01-14.pdf
Tamanho:
329.06 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format