Publicação:
Fatores críticos de sucesso na implantação do home office: estudo de caso em uma empresa do setor alimentício

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Data

2024-12-06

Orientador

Galli, Lesley Carina do Lago Attadia

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Jaboticabal - FCAV - Administração

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

A pandemia do Covid-19 impulsionou a adoção do trabalho remoto, tornando-se essencial para a continuidade das operações empresariais e a redução do contágio. Este estudo investiga os fatores críticos de sucesso do teletrabalho em uma empresa do setor alimentício, destacando seus prós e contras, bem como e as estratégias de implementação. Os objetivos incluíram apresentar o modelo de trabalho home office, evidenciando seus principais aspectos e impactos, discutir os benefícios, desafios e dificuldades enfrentados na implementação do teletrabalho, relatar as estratégias utilizados pela gestão de pessoas na transição do modelo e investigar as alterações que empresa realizou em suas ferramentas, políticas e tecnologias. Sucedeu-se, então, uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, utilizando como método de pesquisa o estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. Para a coleta de dados, utilizou-se a análise documental e entrevistas semiestruturadas com dois funcionários da empresa transnacional. Como procedimento de análise dos dados, adotou-se a técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados, verificou-se que a empresa ganhou muitos benefícios como flexibilidade, expansão na busca de novos talentos, diversidade cultural e melhoria na qualidade de vida. Como aspectos desafiadores, foi necessário adotar medidas que ajudassem na comunicação eficiente de liderança e equipes, bem como a realização de investimento em tecnologias, segurança e saúde, a fim de manter o engajamento dos colaboradores. Portanto, foi possível concluir que, para este caso, a adoção do trabalho remoto foi uma estratégia assertiva, tendo como fatores críticos de sucesso, o estabelecimento de uma conexão forte entre as lideranças e suas respectivas equipes e o desenvolvimento de programas voltados ao fortalecimento do sentimento de pertencimento, com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional.

Resumo (inglês)

The Covid-19 pandemic has driven the adoption of remote working, making it essential for the continuity of business operations and the reduction of contagion. This study investigates the critical success factors of teleworking in a company in the food sector, highlighting its pros and cons, as well as implementation strategies. The objectives included presenting the home office model, highlighting its main aspects and impacts, discussing the benefits, challenges and difficulties faced in implementing teleworking, reporting on the strategies used by people management in the transition to the model and investigating the changes the company has made to its tools, policies and technologies. This was an applied study, descriptive in nature and qualitative in approach, using a case study in a company in the food sector as the research method. Data was collected using document analysis and semi-structured interviews with two employees of the transnational company. The content analysis technique was used to analyze the data. The main results were that the company gained many benefits such as flexibility, expansion in the search for new talent, cultural diversity and improved quality of life.. As challenging aspects, it was necessary to adopt measures to help efficient communication between leadership and teams, as well as investing in technology, safety and health in order to maintain employee engagement. Therefore, it was possible to conclude that, for this case, the adoption of remote working was an assertive strategy, with the critical success factors being the establishment of a strong connection between the leaders and their respective teams and the development of programs aimed at strengthening the sense of belonging, with the aim of strengthening the organizational culture.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SILVA, M. Cr. F. - Fatores críticos de sucesso na implantação do home office: estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. - 2024. 56 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Jaboticabal, 2024.

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