Publicação:
Pensando além da cultura esportiva: resgate e valorização dos jogos e brincadeiras populares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-10-30

Orientador

Romero, Luiz Rogério

Coorientador

Pós-graduação

Ensino de Física - FCT 33283010001P5

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A disciplina de Educação Física, integrante do currículo escolar brasileiro, é uma área de estudo repleta de conhecimentos e práticas que são essenciais para auxiliar no desenvolvimento integral do educando. Como parte dos conteúdos da disciplina destacamos a importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, pois eles não só contribuem para o desenvolvimento completo do aluno, mas também valorizam a cultura brasileira. Este estudo teve como objetivo descrever e examinar a execução de uma Unidade Didática em Educação Física, focada na inserção dos jogos e brincadeiras da cultura popular brasileira, entre estudantes do último ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná-PR. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e o ponto de partida foi a descrição e análise das temáticas propostas no Currículo Estadual do Paraná, disciplina Educação Física. Posteriormente, foi utilizado o método de Pesquisa Participante entre educandos de 13 a 17 anos de um Colégio da rede Estadual de Ensino, no município de Maringá. Tal pesquisa, direcionou o trabalho acadêmico e teve a participação ativa dos estudantes no período de 10 aulas. No término do estudo, por meio da observação e da aplicação de um questionário final, foi possível constatar que a maioria dos alunos reconheceu a importância dos jogos e brincadeiras tradicionais para o seu desenvolvimento. Notamos também um aumento no envolvimento e participação nas aulas práticas de Educação Física, além de uma melhora na socialização entre os alunos. Isso levou os estudantes a refletirem sobre como essa prática, além de auxiliar no seu desenvolvimento integral, valoriza a nossa cultura.

Resumo (inglês)

The subject of Physical Education, part of the Brazilian school curriculum, is an area of study full of knowledge and practices that are essential to assist in the integral development of the student. As part of the subject content, we highlight the importance of games and games in Physical Education classes, as they not only contribute to the student's complete development, but also value Brazilian culture. This study aimed to describe and examine the execution of a Didactic Unit in Physical Education, focused on the insertion of games and games from Brazilian popular culture, among students in the last year of Elementary School at a public school in the State of Paraná-PR. This research adopted a qualitative approach, and the starting point was the description and analysis of the themes proposed in the Paraná State Curriculum, Physical Education discipline. Subsequently, the Participant Research method was used among students aged 13 to 17 from a State School in the municipality of Maringá. This research directed academic work and had the active participation of students over the period of 10 classes. At the end of the study, through observation and the application of a final questionnaire, it was possible to verify that the majority of students recognized the importance of traditional games and games for their development. We also noticed an increase in involvement and participation in practical Physical Education classes, as well as an improvement in socialization among students. This led students to reflect on how this practice, in addition to helping in their integral development, values our culture.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

CASAGRANDE, Maria Angélica Brauer Mantovani. Pensando além da cultura esportiva: resgate e valorização dos jogos e brincadeiras populares. Luiz Rogério Romero. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação