Logotipo do repositório
 

Publicação:
A ilusão digital: discurso tecnofílico e ataque às humanidades na educação básica

dc.contributor.advisorMagnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]
dc.contributor.authorMattosinho, Lucas Sá
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-02-27T13:06:18Z
dc.date.available2023-02-27T13:06:18Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.description.abstractA nova reorganização produtiva exige dos trabalhadores dos mais diferentes setores maiores autonomia, criatividade e flexibilidade. Todas essas competências individuais derivam diretamente da apropriação de conhecimentos. Todavia, a ampliação dos saberes por parte dos indivíduos oportuniza a ampliação de sua massa crítica e do desenvolvimento de uma consciência de classe para-si, o que a forma de organização social capitalista não pode tolerar. A educação formal contemporânea encontra-se, pois, diante deste dilema: ao mesmo tempo que necessita instrumentalizar os indivíduos para o trabalho nesse atual nível técnico, não pode socializar todo e qualquer conhecimento sistematicamente elaborado. A contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações sociais de produção encontra nos currículos contemporâneos a sua mediação no âmbito da educação. Nossa hipótese é que, diante de tal quadro, os currículos das escolas públicas serão marcados, em escala crescente, pela redução das humanidades no escopo de sustar a capacidade crítica e reprimir a sensibilidade. Em seu lugar, uma proposta de viés tecnicista em que a tecnologia se torna o elemento ideológico legitimador desse processo.pt
dc.description.abstractThe new productive reorganization demands from workers from different areas greater autonomy, creativity and flexibility. All of these individual competences are directly derived from the appropriation of knowledge. However, the knowledge expansion by individuals provides opportunities for the expansion of their critical capacity and the development of a class consciousness for themselves, which the form of capitalist social organization cannot tolerate. Contemporary formal education is therefore faced with this dilemma: at the same time it needs to equip individuals to work at this current technical level, it cannot socialize any and all systematically elaborated knowledge. The contradiction between the development of productive forces and the social relations of production finds its mediation in the context of education in contemporary curricula. Our hypothesis is that, in view of this situation, the curricula of public schools will be marked, on an increasing scale, by the reduction of the humanities in the scope of suppressing critical capacity and repressing sensitivity. Instead of a proposal of a technicist bias, where technology becomes the ideological element that legitimizes this process.en
dc.identifier.capes33004056092P6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239743
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectIdeologiapt
dc.subjectHumanidadespt
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHumanitiesen
dc.subjectIdeologyen
dc.titleA ilusão digital: discurso tecnofílico e ataque às humanidades na educação básicapt
dc.title.alternativeThe digital ilusion: technophilic discourse and attack on the humanities in basic educationen
dc.title.alternativeLa ilusión digital: discurso tecnófilo y ataque a las humanidades en la educación básicaes
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMídia e Tecnologia (doutorado) - FAACpt
unesp.knowledgeAreaAmbientes midiáticos e tecnológicospt
unesp.researchAreaGestão Midiática e Tecnológicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mattosinho_ls_dr_bauru.pdf
Tamanho:
2.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: