Uso de tarefas estatísticas para a construção de uma proposta pedagógica: produções dos estudantes do 3º ano do curso de matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié Angola
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Miguel, José Carlos 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo surge motivado pela minha preocupação em contribuir para a melhoria do Processo de Ensino-Aprendizagem da Estatística no contexto onde desenvolvi o trabalho. Teve como objetivo analisar o Processo de Ensino-Aprendizagem relativamente às principais dificuldades dos estudantes do 3º ano do curso de Matemática da ESPB, em relação à representação e interpretação de dados e medidas estatísticas de localização. O enquadramento teórico começa com uma resenha histórica sobre a Estatística e o seu ensino, a literacia estatística como finalidade do ensino e aprendizagem deste tema, aborda a introdução à Teoria Histórico-Cultural e sua contribuição para a educação. Termina com fundamentos teóricos sobre representações gráficas e utilização do SPSS no ensino da Estatística em Angola. A metodologia aplicada foi a pesquisa Mista. Além da pesquisa Mista, utilizei as seguintes técnicas: entrevista e observação. O método de recolha de dados usado foi a recolha documental das produções escritas dos estudantes num conjunto de 10 tarefas, sendo 6 para o diagnóstico e 4 que foram aplicadas durante a ministração das aulas envolvendo a representação e interpretação de dados e medidas estatísticas de localização. A análise de dados transcorreu a partir da análise de conteúdo e está organizada por categorias; em cada uma delas começo por apresentar uma perspectiva quantitativa e descritiva, das respostas dos alunos (classificadas como: corretas, incorretas e em branco). Depois as analiso, apresentando exemplos de resoluções que evidenciam o desempenho dos estudantes. Aplicando a proposta pedagógica, os professores poderão implementar novas metodologias de ensino para a disciplina de Probabilidade e Estatística II, nas quais poderão articular os objetivos de ensino com a realidade dos estudantes, o que poderá favorecer o desenvolvimento não só da literacia estatística, mas também do seu conhecimento para ensinar.
Resumo (inglês)
This study is motivated by my concern to contribute to the improvement of the Teaching-Learning Process of Statistics in the context where I developed the work. The objective was to analyze the Teaching-Learning Process regarding the main difficulties of students in the 3rd year of the Mathematics course at ESPB, in relation to the representation and interpretation of data and statistical measures of location. The theoretical framework begins with a historical review of Statistics and its teaching, statistical literacy as the purpose of teaching and learning this theme, addresses the introduction to Historical-Cultural Theory, its contribution to education. It ends with theoretical foundations on graphic representations and the use of SPSS in the teaching of statistics in Angola. The methodology applied was mixed research. In addition to the Mixed research, I used the following techniques: interview and observation. The data collection method used was the documentary collection of the students' written productions in a set of 10 tasks, 6 for diagnosis and 4 that were applied during the teaching of classes involving the representation and interpretation of data and statistical measures of location. The data analysis took place from the content analysis and is organized by categories, in each of them I begin by presenting a quantitative and descriptive perspective of the students' answers (classified as: correct, incorrect and blank). Then I analyze them, presenting examples of resolutions that show the students' performance. Then I analyze them, presenting examples of resolutions that show the students' performance. By applying the pedagogical proposal, teachers will be able to implement new teaching methodologies for the subject of Probability and Statistics II, in which they will be able to articulate the teaching objectives with the students' reality, which can favor the development not only of statistical literacy, but also of their knowledge to teach.
Descrição
Palavras-chave
Estatística, Representação de dados, Estatística Métodos gráficos, Compreensão de gráficos estatísticos, Medidas estatísticas de localização, Probabilidades, SPSS (Programa de computador), Statistics, Probabilities, Statistics Graphic methods
Idioma
Português
Citação
ANDRÉ, Amado Leonardo. Uso de tarefas estatísticas para a construção de uma proposta pedagógica: produções dos estudantes do 3º ano do curso de matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié Angola. 2025. 161 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.