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Publicação:
Recursos audiovisuais como subsídios a educaçao sexual

dc.contributor.authorPrado, Vagner Matias dos [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:16Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:16Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente texto objetiva aproximar algumas discussões sobre a utilização de materiais audiovisuais como recursos didáticos à Educação. Ao tomar como base as pesquisas que se dispuseram a refletir sobre as potencialidades da inserção e utilização das tecnologias junto aos espaços escolares, procuramos retomar alguns desses estudos e visibilizar suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, nos posicionamos a favor da utilização dos materiais audiovisuais, na formatação de filmes, como ferramentas de apoio pedagógico para que educadores e educadoras possam inserir debates acerca das diferenças sexuais nas escolas. Nossa sugestão de aproximação dos filmes junto aos trabalhos de educação sexual se ancora nas propostas do método compreensivo de Joan Ferrés (1996a, 1996b) e no trabalho da professora Rosa Maria Bueno Fischer (2006). Ao partir da hipótese de que a televisão poderia ser utilizada na escola visando auxiliar o desenvolvimento crítico dos alunos, Ferrés desenvolveu um método para que imagens provindas de diversos gêneros televisivos, como telejornais, documentários, propagandas publicitárias, filmes e seriados de TV, pudessem ser inseridos no discurso pedagógico com o objetivo de estabelecer um diálogo reflexivo sobre a realidade. Já o trabalho de Fischer atenta para as vantagens da utilização de recursos audiovisuais rumo a uma formação crítica dos estudantes. Os trabalhos da autora é ancorado em referenciais foucaultianos de análise.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent6411-6422
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6411-6422
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6411-6422.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes0145582434192657
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139933
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleRecursos audiovisuais como subsídios a educaçao sexualpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0145582434192657
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

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