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Publicação:
O amor como prática educativa em instituições culturais: uma possibilidade para escapar da violência (sempre que for possível)

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Orientador

Bredariolli, Rita Luciana Berti

Coorientador

Coutinho, Rejane Galvão

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Artes Visuais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

À luz de experiências e vivências na área da mediação cultural, esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a violência e sua relação com a mediação, especialmente nas atividades educativas desenvolvidas em museus e instituições culturais. A mediação cultural, enquanto prática essencial na aproximação do público com o a arte, desempenha um papel crucial na construção de experiências educativas nesses espaços. Contudo, é preciso reconhecer que, em alguns contextos, essa interação pode ser permeada ou até mesmo comprometida por formas de violência, sejam elas de natureza físicas e/ou simbólicas. Portanto, torna-se necessário examinar como essas manifestações estão presentes no cotidiano das ações desenvolvidas no âmbito da mediação cultural, podendo impactar diretamente a experiência dos visitantes, em especial das crianças, que por muitas vezes não terem seus direitos assegurados de maneira plena, muitas vezes são mais suscetíveis às violências nesses espaços. Esta investigação visa transcender a observação e análise distante, engajando-se ativamente na reflexão sobre a própria prática do /educador/mediador, no intuito de promover uma educação mais amorosa e livre de violências (sempre que for possível).

Resumo (inglês)

In light of experiences and practices in the field of cultural mediation, this research proposes a reflection on violence and its relationship with mediation, especially in the educational activities developed in museums and cultural institutions. Cultural mediation, as an essential practice in bringing the public closer to art, plays a crucial role in the construction of educational experiences in these spaces. However, it is necessary to recognize that, in some contexts, this interaction can be permeated or even compromised by forms of violence, whether physical and/or symbolic in nature. Therefore, it is essential to examine how these manifestations are present in the daily actions developed within the scope of cultural mediation, potentially directly impacting the experience of visitors, especially children, who, often not having their rights fully assured, are more susceptible to violence in these spaces. This investigation aims to go beyond distant observation and analysis, actively engaging in a reflection on the educator/mediator’s own practice, with the goal of promoting a more loving and violence-free education (whenever possible).

Descrição

Palavras-chave

Arte na educação, Violência, Mediação cultural, Instituições e sociedades culturais

Idioma

Português

Como citar

CASTELLI, Henry Silva. O amor como prática educativa em instituições culturais: uma possibilidade para escapar da violência (sempre que for possível). Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.

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