Publicação: Explicitando o diálogo entre a fenomenotécnica de Gaston Bachelard e o ensino de Química
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bego, Amadeu Moura 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
There were innumerable contributions by Gaston Bachelard to understand the way humanity shaped the specificities of scientific knowledge. Amongst them is the concept of phenomenotechnique, which describes how science and technique harmoniously articulate the development of new knowledge. In the present work we tried to identify if such concept has been used in the researches in Brazilian Chemistry Teaching, directed to the high school, in the period between 1996 and 2018. A systematic review was performed, searching in current databases of relevance. The analysis of the results unveils that the concept has been poorly explored, besides the presence of uses that articulate it to theoretical and practical aspects of the school context. Therefore, the present work unveils that the concept can be most explored.
Resumo (português)
Inúmeras foram as contribuições de Gaston Bachelard no que tange compreender a maneira como a humanidade deu forma às especificidades do conhecimento científico. Dentre elas está o conceito de fenomenotécnica, que descreve como a ciência e a técnica se articulam harmonicamente no desenvolvimento de novos conhecimentos. No presente trabalho buscouse identificar em que medida tal conceito tem sido utilizado nas pesquisas em Ensino de Química brasileiras, voltadas para o ensino médio, no período entre 1996 e 2018. A metodologia consistiu na realização de uma revisão sistemática, realizando buscas em bases dados relevantes no cenário atual. A busca e análise dos resultados revelou que o conceito tem sido pouco explorado, além da presença de usos que o articulam a aspectos teóricos e práticos do contexto escolar. Logo, o presente trabalho revela que o conceito pode ser mais explorado.
Descrição
Palavras-chave
Fenomenotécnica, Bachelard, Ensino de química
Idioma
Português