Logotipo do repositório
 

Publicação:
Explicitando o diálogo entre a fenomenotécnica de Gaston Bachelard e o ensino de Química

dc.contributor.advisorBego, Amadeu Moura [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Fabiano Cardoso da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-09-21T18:05:02Z
dc.date.available2021-09-21T18:05:02Z
dc.date.issued2019-11-28
dc.description.abstractThere were innumerable contributions by Gaston Bachelard to understand the way humanity shaped the specificities of scientific knowledge. Amongst them is the concept of phenomenotechnique, which describes how science and technique harmoniously articulate the development of new knowledge. In the present work we tried to identify if such concept has been used in the researches in Brazilian Chemistry Teaching, directed to the high school, in the period between 1996 and 2018. A systematic review was performed, searching in current databases of relevance. The analysis of the results unveils that the concept has been poorly explored, besides the presence of uses that articulate it to theoretical and practical aspects of the school context. Therefore, the present work unveils that the concept can be most explored.en
dc.description.abstractInúmeras foram as contribuições de Gaston Bachelard no que tange compreender a maneira como a humanidade deu forma às especificidades do conhecimento científico. Dentre elas está o conceito de fenomenotécnica, que descreve como a ciência e a técnica se articulam harmonicamente no desenvolvimento de novos conhecimentos. No presente trabalho buscouse identificar em que medida tal conceito tem sido utilizado nas pesquisas em Ensino de Química brasileiras, voltadas para o ensino médio, no período entre 1996 e 2018. A metodologia consistiu na realização de uma revisão sistemática, realizando buscas em bases dados relevantes no cenário atual. A busca e análise dos resultados revelou que o conceito tem sido pouco explorado, além da presença de usos que o articulam a aspectos teóricos e práticos do contexto escolar. Logo, o presente trabalho revela que o conceito pode ser mais explorado.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214483
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFenomenotécnicapt
dc.subjectBachelardpt
dc.subjectEnsino de químicapt
dc.titleExplicitando o diálogo entre a fenomenotécnica de Gaston Bachelard e o ensino de Químicapt
dc.title.alternativeExplaining the dialogue between Gaston Bachelard´s phenomenotechnique and the chemistry teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquarapt
unesp.undergraduateQuímica - IQpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_fc_tcc_araiq.pdf
Tamanho:
725.37 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_fc_autorizacao_araiq.pdf
Tamanho:
136.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: