Publicação: Explicitando o diálogo entre a fenomenotécnica de Gaston Bachelard e o ensino de Química
dc.contributor.advisor | Bego, Amadeu Moura [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Fabiano Cardoso da | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T18:05:02Z | |
dc.date.available | 2021-09-21T18:05:02Z | |
dc.date.issued | 2019-11-28 | |
dc.description.abstract | There were innumerable contributions by Gaston Bachelard to understand the way humanity shaped the specificities of scientific knowledge. Amongst them is the concept of phenomenotechnique, which describes how science and technique harmoniously articulate the development of new knowledge. In the present work we tried to identify if such concept has been used in the researches in Brazilian Chemistry Teaching, directed to the high school, in the period between 1996 and 2018. A systematic review was performed, searching in current databases of relevance. The analysis of the results unveils that the concept has been poorly explored, besides the presence of uses that articulate it to theoretical and practical aspects of the school context. Therefore, the present work unveils that the concept can be most explored. | en |
dc.description.abstract | Inúmeras foram as contribuições de Gaston Bachelard no que tange compreender a maneira como a humanidade deu forma às especificidades do conhecimento científico. Dentre elas está o conceito de fenomenotécnica, que descreve como a ciência e a técnica se articulam harmonicamente no desenvolvimento de novos conhecimentos. No presente trabalho buscouse identificar em que medida tal conceito tem sido utilizado nas pesquisas em Ensino de Química brasileiras, voltadas para o ensino médio, no período entre 1996 e 2018. A metodologia consistiu na realização de uma revisão sistemática, realizando buscas em bases dados relevantes no cenário atual. A busca e análise dos resultados revelou que o conceito tem sido pouco explorado, além da presença de usos que o articulam a aspectos teóricos e práticos do contexto escolar. Logo, o presente trabalho revela que o conceito pode ser mais explorado. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/214483 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Fenomenotécnica | pt |
dc.subject | Bachelard | pt |
dc.subject | Ensino de química | pt |
dc.title | Explicitando o diálogo entre a fenomenotécnica de Gaston Bachelard e o ensino de Química | pt |
dc.title.alternative | Explaining the dialogue between Gaston Bachelard´s phenomenotechnique and the chemistry teaching | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquara | pt |
unesp.undergraduate | Química - IQ | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- silva_fc_tcc_araiq.pdf
- Tamanho:
- 725.37 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.43 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- silva_fc_autorizacao_araiq.pdf
- Tamanho:
- 136.95 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: