Logotipo do repositório
 

Publicação:
Resistência do solo à penetração, após o tráfego com dois tipos de pneus utilizando-se um equipamento para ensaio dinâmico

dc.contributor.authorNagaoka, Alberto K.
dc.contributor.authorLanças, Kléber P. [UNESP]
dc.contributor.authorCastro Neto, Pedro
dc.contributor.authorLopes, Afonso
dc.contributor.authorGuerra, Saulo P. S. [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado de Santa Catarina
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Lavras
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:27:12Z
dc.date.available2021-07-14T10:27:12Z
dc.date.issued2003-08
dc.description.abstractThe main objective of this research was to evaluate the soil cone index results as a function of tyre type (radial and bias tyres) and tyre load using a single wheel testing equipment and verifying the effect on the layers after tyre traffic. This equipment was projected for linking at the rear of a tractor and was activated by the power with the purpose of testing individual tyre under field conditions and constituted of a mechanical transmission box and electronic instruments of measurement. This study was conducted at the Agricultural Tyre Testing Center - NEMPA of Rural Engineering Department, Faculty of Agronomic Sciences, UNESP, Botucatu, SP. The data obtained were analyzed considering a random block experimental design in split plot with tyre in the main plot (radial and bias tyres) and tyre load (10.000 N, 13.000 N, 16.000 N and 19.000 N) in the split plots with five repetitions. The radial tyre showed advantage in relation to bias tyre showing small cone index values. The highest loads provoked largest cone index values and its increments in the layers of 0 to 10 cm and 10 to 20 cm.en
dc.description.abstractCom este trabalho objetivou-se, principalmente, avaliar a resistência do solo à penetração, em função do tipo de pneu (diagonal e radial) e da carga vertical, utilizando-se um equipamento de ensaio de pneu agrícola individual, e verificar os efeitos nas camadas do solo pela passagem do pneu. O equipamento utilizado foi projetado para ser acoplado na traseira do trator e acionado pela tomada de potência afim de realizar ensaios de pneus em condições de campo, sendo ainda, constituído, de uma caixa de transmissão mecânica de trator e instrumentos eletrônicos de medição. Este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP) em Botucatu. Os dados obtidos no experimento foram analisados considerando-se o delineamento experimental em blocos, no esquema de parcelas subdivididas, tendo na parcela os pneus (radial e diagonal) e na subparcelas as cargas (10.000, 13.000, 16.000 e 19.000 N) com cinco repetições. O pneu radial mostrou vantagem em relação ao diagonal, por apresentar menores valores de índice de cone. As cargas mais elevadas provocaram maiores valores de índice de cone e seus incrementos, nas camadas de 0 a 10 e de 10 a 20 cm.pt
dc.description.affiliationUniversidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Lavras, Departamento de Engenharia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciencias Agroveterinária
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas
dc.format.extent387-393
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662003000200034
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Campina Grande, PB, Brazil: Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, v. 7, n. 2, p. 387-393, 2003.
dc.identifier.doi10.1590/S1415-43662003000200034
dc.identifier.fileS1415-43662003000200034.pdf
dc.identifier.issn1415-4366
dc.identifier.issn1807-1929
dc.identifier.scieloS1415-43662003000200034
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211632
dc.language.isopor
dc.publisherDepartamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectcone indexen
dc.subjectsoil compactionen
dc.subjectagricultural tyreen
dc.subjectíndice de conept
dc.subjectcompactação do solopt
dc.subjectpneu agrícolapt
dc.titleResistência do solo à penetração, após o tráfego com dois tipos de pneus utilizando-se um equipamento para ensaio dinâmicopt
dc.title.alternativeSoil penetration resistance after the traffic with two types of tyres using the dynamic test equipmenten
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatupt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1415-43662003000200034.pdf
Tamanho:
1.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format