Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pedagogia da cidade: experiência, estética e subjetivação

dc.contributor.advisorDias, Romualdo [UNESP]
dc.contributor.authorLuz, Leonel de Arruda Machado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-05-13T18:59:00Z
dc.date.available2019-05-13T18:59:00Z
dc.date.issued2017-08-25
dc.description.abstractEste trabalho discute a formação de jovens e as suas relações com a cidade, a partir de encontros promovidos pela juventude em espaços públicos, em especial na cidade de Rio Claro/SP. Também promoveremos o diálogo destas experiências com outras semelhantes em diversas cidades do Estado de São Paulo que ficaram conhecidas como ‘rolezinhos’. A análise elaborada vêm do confronto dos dados recolhidos durante a presença do pesquisador com jovens em alguns territórios e acontecimentos e os discursos construídos sobre eles por outros atores sociais como a mídia, governos, instituições e autoridades, registrados em fontes documentais. A pesquisa busca traçar uma cartografia das forças que operaram na tentativa de controle do uso do espaço público e dos fluxos na cidade e a relação disso com os processos de subjetivação que, nesse caso, passam a ser marcados pela interdição do movimento do encontro com o outro, algo que chamamos de colonização do espaço do ‘entre’.pt
dc.description.abstractThis text discusses a youth formation and its relations with the city, from meetings promoted by youth in public spaces, especially in the city of Rio Claro/SP. We will also promote the dialogue of these experiences with other similar ones in several cities of the State of São Paulo that became known as 'rolezinhos'. The elaborated analysis comes from the comparison of the data collected during the researcher's presence with the youth in some territories and events and the speeches built on them by other social actors such as the media, governments, institutions and authorities, recorded in documentary sources. The research seeks to draw a map of the forces that operated in the attempt to control the use of public space and flows in the city and the relation of this to the processes of subjectivation that, in this case, are marked by the interdiction of the movement of the encounter with the Another, something we call the colonization of the space between.en
dc.identifier.aleph000916396
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182013
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectJuventudept
dc.subjectRolezinhopt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectInterdiçãopt
dc.subjectCidadept
dc.subjectFluxospt
dc.subjectYouthen
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectInterdictionen
dc.subjectCityen
dc.subjectFlowsen
dc.titlePedagogia da cidade: experiência, estética e subjetivaçãopt
dc.title.alternativePedagogy of city: experience, aesthetics and subjectivationen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPolíticas, Gestão e Sujeito Contemporâneopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
luz_lam_me_rcla.pdf
Tamanho:
3.16 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: