Publicação: Criação do Portal SETe – saúde, educação e tecnologia da Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Carregando...
Arquivos
Data
2020-11-25
Autores
Orientador
Caramori, Carlos Antonio 

Zornoff, Denise de Cassia Moreira 

Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra 

Coorientador
Pós-graduação
Fisiopatologia em Clínica Médica - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente Relatório Técnico Científico aborda o processo de criação do novo Portal da Escola Médica Virtual (SETe – Saúde, Educação e Tecnologia) e de modificação do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Faculdade de Medicina da UNESP Botucatu. Este processo contou com a criação de uma nova homepage, a implementação de novos recursos tecnológicos e melhorias em relação ao layout, interface, acessibilidade, usabilidade, comunicabilidade, navegabilidade, interatividade e responsividade, disponibilizando conteúdos ligados à área da Saúde e trazendo melhorias para atender às demandas educacionais da atualidade e em função da pandemia COVID-19. Sua elaboração e execução justificou-se pelo fato de poder atender plenamente às novas oportunidades que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos proporcionam e as novas formas de interação com os usuários. O processo contou com a escolha e instalação de novo tema no Moodle, a definição de novas fontes e alinhamentos, satisfatórios para usabilidade ampla em todas as formas de hardwares (smartphones, notebooks, desktops, etc). Além disso, foram realizadas modificações de cores e imagens para melhor adesão ao padrão de identidade institucional, aspectos importantes que conferem valor e propriedade ao ambiente. A nova denominação - Portal SETe, acrônimo de Saúde, Educação e Tecnologia, vincula-se também a um novo logotipo, que remete ao número sete (7) devido ao acrônimo e confere uma identidade moderna e com impacto visual. Desta forma, as alterações puderam disponibilizar um acesso atualizado ao Moodle, que era habitualmente repelido e propiciou a incorporação de outras funcionalidades que o momento social e tecnológico demandou. Houve a possibilidade de proporcionar, aos docentes e usuários, recursos tecnológicos que ajudam no apoio remoto às aulas e cursos, mantendo a oferta curricular de qualidade, principalmente durante a pandemia.
Resumo (inglês)
This Technical Scientific Report addresses the process of creating the new Escola Médica Virtual Portal’s (SETe - Saúde, Educação e Tecnologia) and modifying the Virtual Learning Environment at the UNESP Botucatu Medical School. This process has included the creation of a new homepage, the implementation of new technological resources and improvements regarded to the layout, interface, accessibility, usability, communicability, navigability, interactivity and, responsiveness, providing content related to the Health area and bringing improvements to attend today's educational demands due to the COVID-19 pandemic. Its elaboration and execution was justified by the fact that it can fully attend to the new opportunities that Digital Information and Communication Technologies (DICT) provide us and the new forms of interaction with users. The process included the choice and installation of a new theme in Moodle, the definition of new fonts and alignments, which are satisfactory for wide usability in all forms of hardware (smartphones, notebooks, desktops, etc.). In addition, color and image modifications were made to better adhere to the institutional identity standard, important aspects that add value and property to the environment. The new name - Portal SETe, acronym for Health, Education and Technology, is also linked to a new logo, which refers to the number seven (7) due to the acronym and gives a modern identity with visual impact. Therefore, the changes were able to provide an updated access to Moodle, which was usually repelled and allowed the incorporation of other features that the social and technological moment demands. There was the possibility to provide teachers and users with technological resources that help in remote support to classes and courses, maintaining the quality of the curriculum offered, especially during the pandemic.
Descrição
Idioma
Português