Logotipo do repositório
 

Publicação:
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

dc.contributor.authorZanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Jane Raquel Silva De
dc.contributor.authorQueiroz, Salete Linhares
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:34:50Z
dc.date.available2021-07-14T10:34:50Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractThe aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao saber e saber fazer do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos, Departamento de Química
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática
dc.format.extent140-159
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 140-159, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172009110109
dc.identifier.fileS1983-21172009000100140.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.scieloS1983-21172009000100140
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212121
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjecthigher educationen
dc.subjectchemistryen
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectensino superiorpt
dc.subjectquímicapt
dc.titleO SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICApt
dc.title.alternativeTHE KNOWLEDGE AND THE KNOW-HOW NECESSARY AS ATTRIBUTES OF UNDERGRADUATE PROFESSORS: VIEWS OF CHEMISTRY GRADUATE STUDENTSen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172009000100140.pdf
Tamanho:
709.55 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções