Publicação: O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
dc.contributor.author | Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Jane Raquel Silva De | |
dc.contributor.author | Queiroz, Salete Linhares | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:34:50Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:34:50Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | The aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology. | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao saber e saber fazer do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Química | |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática | |
dc.format.extent | 140-159 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109 | |
dc.identifier.citation | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 140-159, 2009. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1983-21172009110109 | |
dc.identifier.file | S1983-21172009000100140.pdf | |
dc.identifier.issn | 1983-2117 | |
dc.identifier.scielo | S1983-21172009000100140 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212121 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.relation.ispartof | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | higher education | en |
dc.subject | chemistry | en |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | ensino superior | pt |
dc.subject | química | pt |
dc.title | O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA | pt |
dc.title.alternative | THE KNOWLEDGE AND THE KNOW-HOW NECESSARY AS ATTRIBUTES OF UNDERGRADUATE PROFESSORS: VIEWS OF CHEMISTRY GRADUATE STUDENTS | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1983-21172009000100140.pdf
- Tamanho:
- 709.55 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format