Publicação: Jogar, errar e palhaçar: uma experiência pedagógica com jogos de palhaçaria no ensino de teatro para crianças
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Autores
Orientador
Bredariolli, Rita Luciana Berti 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte-Teatro - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho mostra o processo da artista com relação a linguagem da
palhaçaria e como essa arte contribuiu para que suas inseguranças, medos e
bloqueios fossem amenizados. Trabalhar a linguagem palhacesca foi significativo
para o desenvolvimento da artista enquanto atriz, contribuindo também para sua
prática docente e principalmente para o seu desenvolvimento pessoal.
Assim, o trabalho mostra a trajetória da autora na palhaçaria e como esta
experiência foi importante para sua prática docente no Grupo de Teatro Téspis, uma
escola de curso livre de teatro, onde a artista-autora teve a oportunidade de estagiar
e desenvolver uma pedagogia baseada nos Jogos de Palhaçaria.
A partir desta experiência a artista-autora percebeu que as crianças da turma
infantil, apresentavam muitas inseguranças e julgamentos que as impediam de
realizar as propostas das aulas. Assim sendo, tentou buscar estratégias que
pudessem amenizar tais dificuldades, encontrando como possibilidade o trabalho
pedagógico a partir dos Jogos de Palhaçaria, que trabalham exatamente estas
questões.
Por meio dos jogos, foi possível amenizar as inseguranças, o medo de errar e o
autojulgamento excessivo que as crianças traziam consigo, fazendo com que elas se
sentissem à vontade para experienciar as atividades das aulas sem julgamento e
sem medo.
Dessa forma, o trabalho se baseia nas experiências da artista-autora enquanto
palhaça e docente, mostrando como se deu o trabalho com os Jogos de Palhaçaria
neste ambiente e os resultados obtidos a partir desta pedagogia.
Resumo (inglês)
The present work shows the artist's process in relation to the language of clowning
and how this art contributed to her insecurities, fears and blockages being alleviated.
Working with the clown language was significant for the artist's development as an
actress, as well as for her teaching practice and, mainly, for her personal
development.
Thus, the work shows the trajectory of the author in clowning and how this
experience was important for her teaching practice at Grupo de Teatro Téspis, a
theater school with a free course, where the artist-author had the opportunity to do an
internship and develop a pedagogy based on in Clowning Games.
Based on this experience, the artist-author noticed that the children at this school
presented a lot of insecurities and judgments, which prevented them from carrying
out the proposals for the classes. While looking for strategies that could ease such
difficulties, the Clowning Games appeared as a possibility of pedagogical work that
could act precisely on these issues.
Through the Clowning Games, it was possible to ease the insecurities, the fear of
making mistakes and the excessive self-judgment that the children carried with them,
making them feel free to experience the activities of the classes without judgment
and without fear.
Therefore, the paper follows the artist-author’s experiences as a clown and a
teacher, showing how Clowning Games were used, and what were the results
obtained, in this environment.
Descrição
Palavras-chave
Teatro na educação, Palhaços, Aprendizagem, Medo em crianças
Idioma
Português