Publicação: Análise do discurso fílmico pela lente foucaultiana: uma arquegenealogia da homossexualidade em filmes do cinema brasileiro
dc.contributor.advisor | Gregolin, Maria do Rosario de Fátima Valencise [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | ||
dc.contributor.author | Cól, Rafael Marcurio da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T12:03:15Z | |
dc.date.available | 2018-03-16T12:03:15Z | |
dc.date.issued | 2018-01-23 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo geral de analisar procedimentos discursivos que criam subjetivações de personagens homossexuais no cinema brasileiro, verificando a emergência dessa identidade a partir dos anos 1980. Esse objetivo nos leva também a investigar as condições de possibilidade que permitiram transformações da representação do homossexual que abrangem desde um momento em que era silenciado até a sua visibilidade no contemporâneo. Nosso corpus de análise foi constituído a partir do critério de momentos de ruptura que fizeram emergir distintas representações do homossexual, em quatro (4) filmes, que são: O Beijo no Asfalto (1980), Carandiru (2003), Madame Satã (2001) e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014). Sob a luz da Análise do Discurso derivada dos estudos de Michel Foucault, pretendemos analisar as práticas discursivas, numa perspectiva arqueogenealógica, a fim de perceber as relações de poder na historicidade desses enunciados. Também são importantes trabalhos de pesquisadores brasileiros sobre discursividade e cinema como os de Milanez (2014) e Xavier (2003; 2008). Com esses pressupostos teóricos, analisaremos a interdiscursividade das imagens que evidencia transformações da identidade do homossexual, delineando um movimento que vai das margens da sociedade para o seu centro, da falta ao excesso, em consonância com mutações políticas e sociais que ensejaram o aparecimento de novas discursividades. Assim, verificamos a normalização da identidade homossexual para que seja possível constituir um filme no cenário nacional, seguindo os padrões sociais de virilidade e deixando o homossexual afeminado nas denominadas heterotopias de desvio como a prisão e o bordel. Em suma, o homossexual passa do apagamento para uma hipervisibilidade das relações homoafetivas dentro do cinema nacional a partir dos anos 2000. No entanto, é possível verificar diversas articulações do dispositivo fílmico nacional que restringe e censura o que ainda pode emergir sobre essa subjetividade no cinema nacional que por um lado humaniza a relação homoafetiva, mas que por outro a normatiza e revela um ideal que deve ser seguido para que exista a possibilidade de emergência dentro da sociedade brasileira. | pt |
dc.identifier.aleph | 000898354 | |
dc.identifier.capes | 33004030009P4 | |
dc.identifier.lattes | 4995921934522390 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/153045 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Discurso fílmico | pt |
dc.subject | homoafetividade | pt |
dc.subject | cinema nacional | pt |
dc.title | Análise do discurso fílmico pela lente foucaultiana: uma arquegenealogia da homossexualidade em filmes do cinema brasileiro | pt |
dc.title.alternative | Analysis of the fichic discourse by the foucaltian lens: an archegenealogy of homosexuality in Brazilian cinema films | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.advisor.lattes | 4995921934522390 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR | pt |
unesp.knowledgeArea | Linguística e língua portuguesa | pt |
unesp.researchArea | Estrutura, Organização e funcionamento discursivos e textuais. | pt |
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